A informação veio através do pessoal da Reason Labs, que descobriu que hackers estão usando mapas com informações verdadeiras, porém com malware que rouba informações dos usuários, incluindo nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e outras informações armazenadas no navegador de seu computador.

Os invasores vem criando sites relacionados ao coronavírus indicando o download de um aplicativo para mantê-lo atualizado em tempo real sobre a situação. O aplicativo que não precisa de instalação mostra um mapa de como o COVID-19 está se espalhando.

No entanto, esse aplicativo nada mais é do que um programa malicioso que apesar de mostrar mapas genuínos para rastrear o coronavírus, mas que possuem um URL ou detalhes diferentes da fonte original.

Atualmente, esse malware afeta apenas computadores com Windows. Mas existe a possibilidade de que os invasores estejam trabalhando em uma nova versão que também pode afetar outros sistemas.

Esse método usava um software malicioso conhecido como AZORult, que foi encontrado pela primeira vez em 2016. O software é feito para roubar dados do seu computador e infectá-los com outros malwares também.

A Reason Labs observou que o AZORult pode roubar informações do seu computador, incluindo senhas e criptomoedas:

"É usado para roubar histórico de navegação, cookies, ID / senhas, criptomoeda e muito mais. Ele também pode baixar malware adicional em máquinas infectadas. O AZORult é comumente vendido em fóruns de hackers russos com o objetivo de coletar dados confidenciais de computadores infectados."

Uma nova variante do AZORult instala uma conta de administrador secreta no seu computador para realizar ataques remotos. No início deste mês, uma pesquisa da empresa de segurança Check Point observou que mais de 50% dos domínios relacionados ao coronavírus foram projetados para instalar malware no seu sistema.

Embora seja importante obter informações sobre o coronavírus, você deve usar apenas painéis verificados para se manter informado, não baixe aplicativos em seu smartphone ou computador, veja aqui uma lista de sites confiáveis para monitorar o COVID-19.