Os programas ou partes de programas que se alojam em aplicativos, jogos ou softwares do sistema de um computador indevidamente, para fazer alterações no sistema operacional, no programa e nos arquivos, são conhecidos como vírus.

No pior dos casos, o computador pode ficar completamente travado e os dados destruídos e / ou roubados. Grandes danos podem ser causados em uma infecção por vírus.

Assim como os vírus que afetam a nossa saúde podem se espalhar por contágio, os vírus do computador também são, de certa forma, contagiosos. Anexos de e-mail infectados ou downloads podem espalhar o vírus e infectar redes inteiras de computadores.

Como hoje a maioria dos computadores está conectada à Internet, um "risco de infecção" está sempre presente. Tal como acontece com os vírus de doenças humanas, os vírus de computador são análogos à proteção de vacinas. Programas antivírus podem ajudar a prevenir a infecção.

Como funciona um vírus de computador?

Por trás de cada vírus de computador existe um programa que passa pela Internet, por um anexo de e-mail, por um dispositivo USB ou por outros meios no computador. Lá, o arquivo malicioso é integrado ao código de um programa existente, ou se disfarça, pelo menos como regra, como um programa inofensivo. Contanto que o vírus seja armazenado apenas, não há perigo.

Por si só, o vírus não pode se tornar ativo. Somente no momento em que o programa infectado ou vírus é executado, o código malicioso também é executado. De agora em diante, o vírus funciona de forma independente e incontrolável, podendo até mesmo desligar funções importantes.

Em casos extremos, até mesmo o hardware é destruído se, por exemplo, o controle da ventilação for manipulado e o computador superaquecer. Da mesma forma, os dados podem ser alterados ou excluídos e roubados.

Uma técnica popular é a transmissão de dados sensíveis através da Internet. Criminosos podem acessar informações de contas, senhas e PINs dessa maneira. Nestes casos, esses vírus são chamados de Trojan.

Como um vírus de computador entra no PC ou smartphone?

Existem várias formas de o código malicioso chegar ao seu computador ou celular. Muitas vezes, os computadores são infectados por anexos de email. Smartphones podem até ser infectados via SMS, EMS ou com o download de um aplicativo.

O risco de baixar aplicativos de fontes duvidosas é muito maior do que nas lojas de aplicativos dos fabricantes, embora até mesmo a APP Store e Google Play não ofereçam 100% de proteção. Em muitos casos, o vírus se esconde em imagens engraçadas e filmes amplamente distribuídos e compartilhados nas redes sociais. Mas cuidado: a infecção de vírus pode ocorrer mesmo sem acesso à Internet.

O vírus de computador pode ser transmitido, por exemplo, através de um pen drive USB. Teoricamente - e provavelmente mais relevante em investigações científicas ou de inteligência - a infecção sem qualquer contato com um sistema por meio de um intervalo de ar é possível. No entanto, o usuário comum geralmente não tem esse risco.

Como posso me proteger?

Basicamente, desde que o software malicioso seja apenas armazenado, não há perigo. Somente quando os programas maliciosos são executados, o vírus é ativado. Portanto, todo arquivo que entra no computador deve ser analisado antes de ser usado.

Isso também se aplica a arquivos que são reproduzidos via pendrive no computador, como arquivos que vêm via anexo de e-mail ou baixados na Internet. Anexos suspeitos de remetentes desconhecidos devem ser excluídos sem serem abertos. Ao fazer o download da Internet, a reputação da fonte deve ser verificada.

Em intervalos regulares, é importante fazer uma varredura com um bom programa antivírus. Este programa de segurança verifica todos os arquivos no disco rígido e na mídia de armazenamento externo, em busca de vírus e programas mal-intencionados. Na Internet, ajuda a instalar o chamado firewall, que examina as conexões de entrada e saída e detecta e bloqueia conexões conspícuas.

Confira os melhores antivírus:

Como posso remover um vírus de computador?

Se, apesar de todas as precauções, um vírus infectou o seu computador, é necessária uma ação cuidadosa. Primeiro, o computador deve ser desconectado da rede, para que o vírus não se espalhe ainda mais e nenhum dado possa ser transmitido. Ao mesmo tempo, o computador não deve ser usado até que o vírus seja removido.

No entanto, os especialistas não recomendam a exclusão manual dos dados infectados. Recomenda-se o uso de software de segurança. Ao contrário de excluir o vírus manualmente, os programas de segurança garantem que todo o código mal-intencionado seja removido.

Para ter certeza de que não há mais vírus, o sistema deve ser recriado e um backup instalado após uma infecção.

Para saber se seu PC está infectado, leia: 8 Sinais de que seu computador está infectado por um vírus.

Vírus de computador: a praga da atualidade

Vírus de computador são comuns ​​em um mundo de crescente digitalização. Mas isso não é motivo para desespero. Com uma ação cuidadosa e o software de segurança certo, você pode ficar livre de vírus e limitar os danos. Todo usuário deve estar ciente de sua responsabilidade.