O que é vírus de computador?

Vírus são softwares que são instalados em um computador sem o conhecimento do usuário, com a finalidade de fazer alterações prejudiciais, roubar dados e até mesmo estragar o hardware.

Por Segurança digital Pular para comentários
O que é vírus de computador?

Os programas ou partes de programas que se alojam em aplicativos, jogos ou softwares do sistema de um computador indevidamente, para fazer alterações no sistema operacional, no programa e nos arquivos, são conhecidos como vírus.

No pior dos casos, o computador pode ficar completamente travado e os dados destruídos e / ou roubados. Grandes danos podem ser causados em uma infecção por vírus.

Assim como os vírus que afetam a nossa saúde podem se espalhar por contágio, os vírus do computador também são, de certa forma, contagiosos. Anexos de e-mail infectados ou downloads podem espalhar o vírus e infectar redes inteiras de computadores.

Como hoje a maioria dos computadores está conectada à Internet, um "risco de infecção" está sempre presente. Tal como acontece com os vírus de doenças humanas, os vírus de computador são análogos à proteção de vacinas. Programas antivírus podem ajudar a prevenir a infecção.

Como funciona um vírus de computador?

Por trás de cada vírus de computador existe um programa que passa pela Internet, por um anexo de e-mail, por um dispositivo USB ou por outros meios no computador. Lá, o arquivo malicioso é integrado ao código de um programa existente, ou se disfarça, pelo menos como regra, como um programa inofensivo. Contanto que o vírus seja armazenado apenas, não há perigo.

Por si só, o vírus não pode se tornar ativo. Somente no momento em que o programa infectado ou vírus é executado, o código malicioso também é executado. De agora em diante, o vírus funciona de forma independente e incontrolável, podendo até mesmo desligar funções importantes.

Em casos extremos, até mesmo o hardware é destruído se, por exemplo, o controle da ventilação for manipulado e o computador superaquecer. Da mesma forma, os dados podem ser alterados ou excluídos e roubados.

Uma técnica popular é a transmissão de dados sensíveis através da Internet. Criminosos podem acessar informações de contas, senhas e PINs dessa maneira. Nestes casos, esses vírus são chamados de Trojan.

Como um vírus de computador entra no PC ou smartphone?

Existem várias formas de o código malicioso chegar ao seu computador ou celular. Muitas vezes, os computadores são infectados por anexos de email. Smartphones podem até ser infectados via SMS, EMS ou com o download de um aplicativo.

O risco de baixar aplicativos de fontes duvidosas é muito maior do que nas lojas de aplicativos dos fabricantes, embora até mesmo a APP Store e Google Play não ofereçam 100% de proteção. Em muitos casos, o vírus se esconde em imagens engraçadas e filmes amplamente distribuídos e compartilhados nas redes sociais. Mas cuidado: a infecção de vírus pode ocorrer mesmo sem acesso à Internet.

O vírus de computador pode ser transmitido, por exemplo, através de um pen drive USB. Teoricamente - e provavelmente mais relevante em investigações científicas ou de inteligência - a infecção sem qualquer contato com um sistema por meio de um intervalo de ar é possível. No entanto, o usuário comum geralmente não tem esse risco.

Como posso me proteger?

Basicamente, desde que o software malicioso seja apenas armazenado, não há perigo. Somente quando os programas maliciosos são executados, o vírus é ativado. Portanto, todo arquivo que entra no computador deve ser analisado antes de ser usado.

Isso também se aplica a arquivos que são reproduzidos via pendrive no computador, como arquivos que vêm via anexo de e-mail ou baixados na Internet. Anexos suspeitos de remetentes desconhecidos devem ser excluídos sem serem abertos. Ao fazer o download da Internet, a reputação da fonte deve ser verificada.

Em intervalos regulares, é importante fazer uma varredura com um bom programa antivírus. Este programa de segurança verifica todos os arquivos no disco rígido e na mídia de armazenamento externo, em busca de vírus e programas mal-intencionados. Na Internet, ajuda a instalar o chamado firewall, que examina as conexões de entrada e saída e detecta e bloqueia conexões conspícuas.

Confira os melhores antivírus:

Como posso remover um vírus de computador?

Se, apesar de todas as precauções, um vírus infectou o seu computador, é necessária uma ação cuidadosa. Primeiro, o computador deve ser desconectado da rede, para que o vírus não se espalhe ainda mais e nenhum dado possa ser transmitido. Ao mesmo tempo, o computador não deve ser usado até que o vírus seja removido.

No entanto, os especialistas não recomendam a exclusão manual dos dados infectados. Recomenda-se o uso de software de segurança. Ao contrário de excluir o vírus manualmente, os programas de segurança garantem que todo o código mal-intencionado seja removido.

Para ter certeza de que não há mais vírus, o sistema deve ser recriado e um backup instalado após uma infecção.

Para saber se seu PC está infectado, leia: 8 Sinais de que seu computador está infectado por um vírus.

Vírus de computador: a praga da atualidade

Vírus de computador são comuns ??em um mundo de crescente digitalização. Mas isso não é motivo para desespero. Com uma ação cuidadosa e o software de segurança certo, você pode ficar livre de vírus e limitar os danos. Todo usuário deve estar ciente de sua responsabilidade.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias