Os cadeados verdes que aparecem nos navegadores indicam a segurança de um site, o que gera uma segurança aos usuários da rede, já que promete embaralhamento dos dados de tráfego através da criptografia. Porém, uma pesquisa recente da empresa de segurança PhishLabs, diz que o recurso não é mais confiável. Segundo a empresa, 49% de todos os sites de pishing encontrados no terceiro trimestre deste ano possuem um ícone ao lado do endereço da página.

O número atual representa uma alta de 25% em relação ao ano passado. O aumento pode estar relacionado pelo abandono do HTTPS como certificado padrão como ainda pelas novas técnicas usas pelos cibercriminosos para enganar os internautas.

Atenção! Metade dos sites de phishing apresenta cadeado de segurança.
Atenção! Metade dos sites de phishing apresenta cadeado de segurança.

O Google está deixando de usar o cadeado de segurança no Chrome desde maio deste ano. Mas, a companhia vem trabalhando para no desenvolvimento de outras soluções e atualmente identifica os sites "não seguros" com identificação vermelha.

A companhia de buscas já havia percebido que muitas páginas maliciosas conseguiram o certificado SSL através do registro de domínios criados pelos próprios criminosos.

"O PhishLabs acredita que isso pode ser atribuído ao uso contínuo de certificados SSL por phishers que registram seus próprios nomes de domínio e criam certificados para eles, bem como um aumento geral no SSL devido ao navegador Google Chrome agora exibir 'Não seguro' para sites que não usam SSL. O importante é que a presença ou falta de SSL não diz nada sobre a legitimidade de um site. "

A Phishlabs diz que 80% dos entrevistados acreditam que o cadeado verde de segurança torna um endereço confiável e legítimo. Por conta disso, os criminosos passaram a usar tal meio para enganar os usuários.

Fica aqui o nosso alerta, não confie totalmente no cadeado verde. Evite preencher formulários em que são solicitados muitos dados, incluindo os de cartão de crédito. Além disso, mantenha sempre um antivírus atualizado e anti-pishing.

Fonte: Techradar