Sabe a atualização emergencial que a Intel trouxe para os consumidores dos processadores? Bem, ela causou diversos problemas em computadores. Aparentemente, segundo a Microsoft , a Intel não testou suficiente para evitar bugs que poderiam acontecer.

O Spectre, uma brecha de segurança encontrada em processadores, desde a linha Core, até processadores de servidores, como Xeon. Veja a lista completa de processadores afetados aqui.

Update da Microsoft para corrigir bug da Intel
Update da Microsoft para corrigir bug da Intel

A Microsoft reportou que diversos usuários tem problemas com reboot e comportamento estranho nos computadores. Alguns até causando perda de dados e corrompendo arquivos. No dia 22 de janeiro a Intel lançou um update, foi ele o causador de toda a dor de cabeça para os usuários.

Enquanto a Intel continua a investigar o impacto do Spectre variante 2, a Microsoft lançou um update que desabilita o update da Intel, para evitar que os usuários percam dados. O update KB4078130, cobre Windows 7 (SP1), Windows 8.1, e todas as versões de Windows 10, inclusive de servidores. O update precisa ser baixado e instalado manualmente. Com ele, os problemas de reinicialização serão resolvidos.

Enquanto a Intel trabalha para corrigir o problema, sugerimos manter o seu sistema atualizado pelos updates da Microsoft. A AMD, por sua vez, lançou uma lista de correções para a sua plataforma. Como a arquitetura de dados da AMD é diferente da Intel, algumas das variantes do Spectre não afetaram a AMD.