Nubank irá utilizar GPS do celular pra evitar fraudes

Sistema de geolocalização tem como propósito evitar fraudes no uso dos cartões de crédito.

Por Segurança digital Pular para comentários

Nesta semana, os clientes do Nubank começaram a receber, através de e-mail, uma notificação da empresa informando que sua política de privacidade recebeu um adendo. A novidade da vez é que será usada a localização do celular do usuário para evitar fraudes.

A intenção do Nubank é poder comparar a geolocalização do usuário, baseado nas informações do smartphone onde o aplicativo está instalado, com o local em que foi realizada a compra através da utilização do cartão de crédito da marca. Caso houver discrepância, usuário em um lugar e cartão sendo usado em outro ponto, o Nubank sabe identificar que alguma fraude esteja ocorrendo.

Nubank vai usar GPS do celular para ajudar no combate a fraudesNubank vai usar GPS do celular para ajudar no combate a fraudes

"Dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço", diz o texto de privacidade do Nubank. A empresa, vale ressaltar, não terá acesso a uma localização aproximada do usuário, e não o seu ponto exato no mapa.

Outros bancos tradicionais já usam sistemas parecidos. O Nubank, no e-mail enviado aos clientes, diz que poderá usar os dados do GPS também para "conhecer melhor o seu perfil de uso para ajustar o seu limite no futuro".

Os usuários que não quiserem usufruir a nova medida de segurança do Nubank poderão impedir o recurso. Para isso, através do Android é necessário ir até as configurações do aplicativo e, na seção de permissões, desativar o acesso à localização. Já no iOS, é preciso ir até a página de localização na aba de privacidade do sistema e desativar o acesso do Nubank.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,65%)
10(56,74%)
15(11,69%)
20(8,00%)
26(7,91%)