Recentemente, um novo malware causou problemas no mundo. Chamado de Petya, o ransomware, após atacar um computador, solicitava um valor para que as informações fossem descriptografadas.

Agora, o grupo hackers por trás do Petya e do NotPetya fizeram uma declaração através do Pastebin solicitando 100 bitcoins para liberar a chave que da acesso aos arquivos encriptados em computadores que foram sequestrados. Levando em consideração a cotação atual, 100 bitcoins correspondem a US$ 256 mil, cerca de R$ 850 mil.

Criadores do Petya pedem resgate em bitcoins para liberação de chave global
Criadores do Petya pedem resgate em bitcoins para liberação de chave global

Os ransomwares Petya e o NotPetya possuem basicamente as mesmas características, eles criptografam máquinas e pedem bitcoins para a liberação de arquivos. Como diferencial, o NotPetya apaga os arquivos após o pagamento.

Tanto o Petya quanto o NotPetya ainda afetam máquinas de hospitais, empresa e também instituições governamentais com o Windows 7. Vale notar que os problemas com o WannaCry foram bem maiores, já que afetou mais de 300 mil computadores em mais de 150 países do mundo.

No que diz respeito a solicitação dos hackers que estão por trás do Petya e do NotPetya, acredita-se que eles realmente devam liberar a chave privada. Para completar, eles deixaram um link para uma sala de chat, assim sendo, será possível negociar caso a caso.

Vale ressaltar que, especialistas em segurança digital não recomendam o pagamento de ransomware, já que o crime virtual geral bilhões de dólares todos os anos no mundo.

A medida mais eficaz ainda é a prevenção, assim, é recomendável manter um backup seguro de tudo que possui online, ou seja, usar a nuvem para tal fim e ainda utilizar um bom antivírus.