A linha Galaxy S26 vem aparecendo em diversos vazamentos. Após imagens confirmarem o design da versão Ultra, uma nova certificação do Bluetooth SIG sugere que os próximos flagships da Samsung podem ser os primeiros com Bluetooth 6.1, garantindo uma conexão sem fio mais rápida e segura. No entanto, essa melhoria pode não chegar a todos os modelos.

Galaxy S26 pode trazer Bluetooth 6.1

Uma nova listagem do Bluetooth SIG mencionou o modem Exynos S6568, que é descrito como um módulo de conectividade responsável pelo Bluetooth e Wi-Fi em um processador Exynos. A documentação também revelou que o componente oferece "uma solução BT + Wi-Fi completa com suporte a Bluetooth 6.1".

Bluetooth 6.1 pode não chegar ao Galaxy S26 Ultra
Bluetooth 6.1 pode não chegar ao Galaxy S26 Ultra

Isso sugere que o Exynos 2600, que deve equipar o Galaxy S26 e S26 Plus, terá suporte a esse novo padrão de conexão sem fio. O Galaxy S26 Ultra, no entanto, pode não receber a novidade, já que um relatório revelou que a Samsung vem enfrentando problemas na produção do chip e, por isso, o modelo deve usar exclusivamente o Snapdragon 8 Elite Gen 5, que suporta o Bluetooth 6.0, não o 6.1.

O que o Bluetooth 6.1 oferece

O Bluetooth 6.1, lançado em maio deste ano, tem como principal destaque o recurso Randomized RPA Updates, uma tecnologia que melhora drasticamente a proteção contra rastreamento indesejado por Bluetooth.

Funciona assim: até agora, dispositivos como fones de ouvido, relógios e celulares transmitiam endereços únicos (ainda que temporários) que podiam, com o tempo, ser usados para rastrear a movimentação de uma pessoa. Com o novo recurso, esses endereços passam a mudar em momentos aleatórios, dificultando tentativas de monitoramento baseadas em padrões previsíveis.

Além disso, o processamento dessa troca de endereços foi movido para o próprio Controlador Bluetooth, liberando o processador principal da tarefa e, como consequência, economizando energia, um ganho importante principalmente para wearables e gadgets de uso contínuo.

Atualizações semestrais

Pela primeira vez desde 1999, o Bluetooth SIG (Special Interest Group) adotou um ciclo fixo de atualizações semestrais. A ideia é tornar a tecnologia mais responsiva às necessidades do mercado e entregar melhorias com mais consistência para fabricantes e desenvolvedores.

Segundo Alain Michaud, presidente do Bluetooth SIG, a decisão coloca o ecossistema em um novo patamar de dinamismo:

"Os aprimoramentos agora chegarão aos desenvolvedores com mais rapidez e consistência. É um avanço importante para todo o ecossistema Bluetooth."

Isso significa que novas funcionalidades, como melhorias em áudio, localização ou segurança, poderão ser implementadas de forma mais contínua, sem esperar anos entre uma versão e outra.

Via