Cinco anos após o lançamento, a Samsung encerrou o suporte de software da linha Galaxy Note 20, composta pelo Note 20, Note 20 5G, Note 20 Ultra e Note 20 Ultra 5G. Isso significa que, de agora em diante, os modelos não vão receber novas atualizações, seja do Android ou de pacotes de segurança, algo que os deixa mais suscetíveis a ataques que podem roubar informações.

Fim do suporte da linha Galaxy Note 20

Os modelos da linha Galaxy Note 20 foram anunciados em 2020 rodando a One UI 2.5 baseada no Android 10, tendo recebido o Android 13, sua última grande atualização, no início de 2023. Isso significa que a Samsung cumpriu a promessa de oferecer três grandes versões do sistema operacional do Google.

Galaxy Note 20 Ultra 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G

A empresa também prometeu cinco anos de atualizações de segurança. Com a liberação do pacote de agosto de 2025, a gigante sul-coreana encerra o suporte com todas as metas cumpridas. Caso apareça algum problema grave de segurança para esses modelos, a Samsung pode liberar uma nova atualização de emergência, mas isso é improvável.

O que fazer agora?

O fim do suporte da linha Galaxy Note 20 não significa que os aparelhos deixarão de funcionar imediatamente. No entanto, eles ficarão mais sujeitos a ataques que podem comprometer os dados do usuário, além de não receberem novos recursos do Android.

Para ter acesso a pacotes de segurança e novas funções da One UI, o recomendando é atualizar para um modelo mais novo, como os da linha Galaxy S25 — que oferecem sete anos de atualizações — ou até mesmo um intermediário recente, como o Galaxy A56, com seis anos de suporte.

Via