Quatro anos após seu lançamento, a Samsung encerrou o suporte de software do Galaxy Z Flip de primeira geração. Esse modelo, que foi o primeiro dobrável vertical da empresa, deixará de receber novas atualizações, tanto do Android quanto de pacotes de segurança. A versão 5G, por outro lado, segue no cronograma de updates.

Hora do adeus

O Galaxy Z Flip foi anunciado em 2020 rodando o Android 10, tendo recebido o Android 11 e 12 posteriormente. Com o fim do suporte, esse aparelho vai permanecer na versão 12 do sistema operacional móvel do Google.

Felizmente, o primeiro dobrável da linha Z Flip recebeu o pacote de segurança de janeiro de 2024, ou seja, ele está razoavelmente atualizado. Contudo, existe a possibilidade da Samsung liberar pelo menos mais um patch de segurança antes de encerrar de vez o suporte.

A versão 5G, lançada seis meses após o modelo 4G, continua no "radar" da gigante sul-coreana. No entanto, ela está inserida no cronograma de atualizações trimestrais, permanecendo elegível por mais seis meses.

Curiosamente, o Galaxy Z Flip não recebeu a mesma cortesia que outros smartphones da marca lançados em 2020. A linha Galaxy S20, por exemplo, está indo para o seu quinto ano de suporte, mesmo que o planejado fosse apenas quatro anos.

Apesar de não ter sido confirmado, essa estratégia pode ter relação com o fato dos dobráveis ​​da Samsung registrarem vendas bem menores que os smartphones "comuns", algo que afetava principalmente os primeiros modelos.