O Galaxy AI foi o foco principal da Samsung ao apresentar os novos recursos do Galaxy S24. Segundo a empresa, o Galaxy AI representa uma "experiência abrangente de IA móvel". É importante observar que as funcionalidades apresentadas pela fabricante sul coreana de smartphones utiliza-se do processamento do chipset e acesso a dados em nuvem, ou seja, é necessário que o usuário esteja conectado à internet o tempo todo para funcionar.

O que o Galaxy AI da Samsung tem a oferecer?

Quais os recursos trazidos pelo Galaxy AI do novo smartphone Galaxy S24 da Samsung. Fonte: Samsung
Quais os recursos trazidos pelo Galaxy AI do novo smartphone Galaxy S24 da Samsung. Fonte: Samsung

De acordo com a apresentação feita durante o evento Galaxy Unpacked em janeiro de 2024, o Galaxy AI conta com os seguintes recursos:

ÍNDICE

Confira a seguir cada um dos recursos do Galaxy AI de forma detalhada e saiba o que esperar ao utilizá-los.

Circular para Pesquisar com o Google

O recurso de circular para pesquisar do Google consiste em selecionar um objeto em uma imagem, seja em uma foto ou vídeo. É possível circular, rabiscar a área ou pressionar de forma longa com o dedo para tentar obter informações sobre algum item que você achou interessante em fotos ou vídeos que você visualizou ao navegar pela internet. É possível fazer isso tanto em navegadores (exemplo: Chrome) como aplicativos (exemplo: Instagram).

Infelizmente a Samsung não mencionou se irá trazer este recurso para seus celulares mais antigos ou ficará como algo exclusivo do Galaxy S24. Especula-se que isso seja provavel por teoricamente depender somente do processamento feito pelo Google na nuvem.

Edição Generativa

A Edição Generativa consiste em um conjunto de recursos para editar uma foto. O primeiro deles é o "zoom espacial", que basicamente permite que o usuário dê zoom nas fotos "sem perder a qualidade".

Outra funcionalidade incluída na Edição Generativa" é a de girar a foto, selecionar objetos na foto e arrastá-los para qualquer ponto do cenário. A IA fará o trabalho de autocompletar o cenário que estiver cortado devido às modificações feitas.

Por fim, temos a função "slow motion instantâneo", que é aplicado ao pressionar de forma longa na tela durante a reprodução de um vídeo.

Vídeo incorporado do YouTube

Tradução ao vivo

Através do recurso "tradução ao vivo" ("live translate"), o Galaxy S24 poderá fazer algo semelhante ao smartphone Google Pixel. Ao realizar uma ligação, o usuário poderá conversar em sua língua nativa e ter seu audio traduzido para a língua falada pela outra pessoa. Evidentemente, o áudio da pessoa será traduzido para que você entenda o que foi dito.

É importante notar que o áudio da ligação também pode ser transcrito para texto, facilitando o entendimento do que está sendo dito. Veja no vídeo abaixo um exemplo deste recurso.

Vídeo incorporado do YouTube

Assistência de bate-papo/conversas

Caso o usuário tenha dificuldade em criar uma mensagem adequada para um ambiente formal ou casual, a assistência de bate-papo presente no Galaxy S24 irá ajudar. A ferramenta irá surgir quando o usuário estiver utilizando um aplicativo que utiliza texto como, por exemplo, de serviços de e-mail, redes sociais ou mensagens instantâneas.