Tem um celular da Samsung mais antigo aí na sua casa? Seria bom para você olhar a bateria dele agora. Relatos mostram aparelhos mais antigos, antes da linha S20 com baterias estufadas, chegando a descolar a tampa traseira, parece que não é incomum isso acontecer. Então, se puder dar uma checada no seu, comenta aí abaixo.

Os smartphones quando tem a bateria estufada, onde gases são produzidos pela decomposição do eletrólito dentro da bateria. Esses gases expandem, como a bateria é muito fechada, não tem por onde vazar esses gases, portanto há um aumento na pressão interna que faz com que as baterias criem essas barrigas. Por vezes são tão fortes que descolam a tampa traseira dos smartphones.

Celulares Samsung antigos com problema de bateria

S10 5G com bateria estufada; Foto: Mrwhosetheboss
S10 5G com bateria estufada; Foto: Mrwhosetheboss

Quem levantou a bola foi o Youtuber Arun Maini em seu canal Mrwhosetheboss. Ele criou um vídeo mostrando que em sua prateleira de smartphones, há algumas centenas de smartphones estocados, produtos que ele testou e mantém guardados para futuros vídeos, algo similar (guardadas as proporções) que fazemos por aqui também.

Smartphones estocados; Foto: Mrwhoosetheboss
Smartphones estocados; Foto: Mrwhoosetheboss

Ao passar os olhos sob alguns produtos ele notou que as tampas traseiras estavam descoladas, apenas em produtos Samsung.

O vídeo publicado está aí abaixo, você pode conferir. O que mais chamou atenção foi que a Samsung se prontificou a recolher os aparelhos para coleta de dados e tentar melhorar a situação. Arun fez um levantamento com outros criadores de conteúdos amigos, que relataram a mesma situação em diversos produtos Samsung.

Desde a publicação de Arun no Twitter, há diversos relatos de pessoas mandando fotos de seus Samsungs com a bateria estufada, você pode ver abaixo:

Vídeo mencionado:

É preciso ter cuidado?

Se você deixou o smartphone guardado por algum tempo, seria melhor olhar ele para verificar a integridade. Pode ser que os gases que foram gerados dentro da bateria, por essa (ainda incompreensível) transformação que ocorreu, expandirem ainda mais. Há vários relatos de baterias explodindo e pegando fogo por casos semelhantes, portanto, o ideal se você encontrar uma bateria estufada, é entrar em contato com a fabricante o mais breve possível para que recolham o produto.

Tem um smartphone Samsung em casa guardado por mais tempo, manda aí relatos para mim, seja aqui nos comentários abaixo ou em meu Twitter @nmuller99.