A One UI 4.1 finalmente está chegando para os celulares Samsung Galaxy Z Fold 3 e Flip 3. A nova versão do sistema operacional desenvolvido pela Samsung baseado no Android 12 estreou pela primeira vez no Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra, mas agora os modelos Galaxy Z Fold e Flip 3 estão ganhando os mesmos recursos da série S22.

Confirmado pela Samsung nesta manhã, a One UI 4.1 está sendo lançada agora para celulares dobráveis de 2021, ou seja, o Galaxy Z Fold 3 e o Flip 3. A atualização irá chegar aos poucos, mas será disponibilizada para todos, diz a empresa sul-coreana.

One UI 4.1 também chegará para outros celulares e tablets da Samsung

De acordo com a Samsung a One UI 4.1 também chegará para os dispositivos Galaxy S21, Galaxy Tab S7 FE e celulares da série Galaxy A lançados por último. Em um futuro próximo, a empresa diz que irá expandir a atualização de seu sistema operacional mobile para o Galaxy S20, Z Fold 2, Z Flip, Note 20, Galaxy S10 e outros aparelhos da série A e Tab S.

Samsung Galaxy S21 Ultra. Fonte: Assessoria Samsung/Divulgação
Samsung Galaxy S21 Ultra. Fonte: Assessoria Samsung/Divulgação

O que há de novo na One UI 4.1?

A atualização para a One UI 4.1 traz diversos novos recursos. Dentre eles, os principais destaques estão no sistema de câmera, no compartilhamento de imagens e na edição automática de fotos (função opcional, claro). Na versão 4.1 temos o suporte ao "Expert RAW", um modo de câmera com controles semelhantes aos de uma câmera DSLR. Entretanto, no momento este recurso está disponível apenas nas séries Galaxy S21 Ultra e S22, mas em breve estará disponível para o Galaxy Z Fold 3.

Houve também o aprimoramento da ferramenta "Object Eraser" com a One UI 4.1. Além disso, agora há a edição automática de fotos ao compartilhá-las com amigos. Claro que a alteração de fotos automática é opcional e não pretende obrigar o usuário a se submeter às edições propostas pela Samsung. Entretanto, a empresa sul-coreana diz:

"Ao otimizar automaticamente suas fotos - seja cortando seções indesejadas de capturas de tela ou ajustando automaticamente a inclinação - você pode garantir que o que você enviar seja exatamente o que você pretendia. Basta selecionar uma imagem para compartilhar e um ícone irá alertá-lo se o seu dispositivo detectar possíveis melhorias. Clique no ícone e observe como a imagem é ajustada, girada ou cortada automaticamente antes de ser compartilhada."

Outra novidade que tivemos foi a expansão do Google Duo Live Sharing. Com este recurso, é possível compartilhar conteúdo na tela durante as chamadas do app Duo, um aplicativo de videochamadas do Google.

Ocorreu também uma nova atualização do teclado com a One UI 4.1. Agora há a integração entre o Grammarly e o Samsung Keyboard.