A Samsung anunciou hoje o seu novo processador para smartphones premium, o Exynos 2200. Projetado com unidade de processamento gráfico Samsung Xclipse, baseada na arquitetura AMD RDNA 2. Conta ainda com os mais recentes núcleos CPU baseados em Arm e uma unidade de processamento neural (NPU) atualizada, o Exynos 2200 promete a melhor experiência de jogo para celular, além de aprimorar a experiência geral em aplicativos de mídia social e fotografia.

Tecnologias de 4nm

Construído com o mais avançado processo de litografia, EUV (litografia ultravioleta extrema) de apenas 4 nanômetros, a Samsung criou o que promete ser o melhor em experiência para jogos e no geral para usuários de smartphones, afirma Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics.

Por que Xclipse?

Xclipse é a combinação de 'X' que representa Exynos e a palavra 'eclipse'. "Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo capítulo empolgante".

Primeiro processador móvel com Ray Tracing

A GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido que segundo a Samsung, se posiciona entre o console e o processador gráfico móvel.

Com a arquitetura AMD RDNA 2 como base, o Xclipse herda recursos gráficos avançados para processadores móveis, como Ray Tracing (RT) e VRS (Variable rate shading), que antes estavam apenas disponíveis em PCs, notebooks e consoles.

A taxa de sombreamento variável (VRS) é uma técnica que otimiza a carga de trabalho da GPU, permitindo que os desenvolvedores apliquem uma taxa de sombreamento mais baixa em áreas onde a qualidade geral não será afetada. Isso dá à GPU mais espaço para trabalhar nas áreas mais importantes para os jogadores e melhora a taxa de quadros para uma jogabilidade mais suave.

A nova GPU e a CPU aprimorada também possuem um NPU mais poderoso para mantê-los companhia. Comparado ao Exynos 2100, o desempenho dobrou e está permitindo mais cálculos em paralelo, melhorando o desempenho geral da IA.

Em outras especificações, o Exynos 2200 suporta câmera única de até 200MP, gravação de vídeo 8K, telas 4K em até 120Hz ou QHD+ em 144Hz.

5G aprimorado

O Exynos 2200 integra um modem 3GPP 5G, rápido que suporta bandas de espectro sub-6GHz e mmWave. Com o novo E-UTRAN, que utiliza sinais 4G LTE e 5G NR, o modem pode aumentar a velocidade em até 10 Gbps.

Sem esquecer da segurança, o Exynos 2200 vem com Integrated Secure Element (iSE) para armazenar chaves criptográficas privadas, além de criptografia em linha.

Distribuição de núcleos

Exynos 2200; Foto: Samsung
Exynos 2200; Foto: Samsung

O octa-core Exynos 2200 tem a distribuição de núcleos da seguinte forma:

  • Um núcleo principal ARM Cortex X2: O mais potente
  • Três Cortex A710: equilibrados entre performance e eficiência
  • Quatro Cortex A510: para economia de energia

O núcleo principal sempre será responsável pelas atividades mais pesadas, os três A710 são responsáveis por atividades menos intensas, diminuindo o consumo de energia, e por fim os quatro A510 são responsáveis por atividades de segundo plano, esses sim os mais equilibrados em termos de consumo.

O processador Exynos 2200 está "atualmente em produção em massa", não há uma data certa para vermos os primeiros Exynos 2200 em ação, tudo indica que a série Galaxy S22 seja o projeto em que eles vão atuar. Rumores apontam o lançamento da série S22 em 8 de fevereiro.