O Galaxy S21 chegou no começo deste ano, e embora não tenha inovado em quase nada em relação ao seu antecessor, trouxe um novo visual bem elegante, além de um pacote de câmeras mais completo, graças ao seu software otimizado. Mas como sempre há espaço para mais, um novo rumor começa a circular em torno do próximo topo de linha da Samsung.

Informações mais recentes apontam que a gigante sul-coreana está desenvolvendo uma câmera para smartphones com resolução absurda de 200MP. Mas além disso, fontes ventilam rumores na internet de que o Galaxy S22 Ultra será o primeiro dispositivo a ostentar todo esse poder. A informação vem do site chinês IT Home, que cita postagens dos conhecidos leakers Ice Universe e Digital Chat Station publicadas no Weibo, uma espécie de "Facebook chinês".

Como bem sabemos, em janeiro deste ano, a empresa anunciou um sensor de 108MP, tecnologia presente no S21 Ultra. Mais tarde, a companhia anunciou o sensor ISOCELL GN2 de 50MP com pixels de 1,4μm. Esse conjunto de sensores fotográficos promete capturar imagens muito mais detalhadas, graças a uma tecnologia da Samsung chamada pixel-binning, que basicamente funciona como uma porta de entrada de luz em ambientes com pouca iluminação, apoiada sobre pixels maiores nativos do sensor.

Mas esse sensor de 200MP, que segundo fontes está sendo desenvolvido desde março deste ano, será integrado com pixels de 0,64μm, e fará parte de uma nova estratégia de câmera. O sensor HM3 de 108MP do Galaxy S21 Ultra é uma melhoria significativa em relação à geração de 2020, e isso o tornou um dos melhores smartphones para fotografia atualmente.


O que esperar do Galaxy S22?

O lançamento do Galaxy S22 e companhia ainda está bem longe, com previsão para o começo do ano que vem. Portanto, o que se segue são classificados como rumores, e podem mudar drasticamente até o anúncio oficial.

De acordo com um relatório recente, a linha Galaxy S22 também não deve contar com o sensor Time-of-Flight (conhecido também como ToF), visto que ele também não esteve presente no lançamento do Note 20 e Galaxy S21. O motivo é que a Samsung acredita não ter um propósito específico neste momento.

Ainda sobre as câmeras, é possível que o Galaxy S22 venha com sensores da marca Olympus, uma marca japonesa de câmeras que firmou acordo com a Samsung. Por fim, o que se sabe sobre os próximos aparelhos da família S se referem a uma câmera frontal instalada sob a tela, tecnologia que deve ser a nova tendência de mercado, além de ostentar um novo chip Exynos baseado em AMD.