O Galaxy A51 foi oficializado pela Samsung no final de 2019, e chegando ao Brasil pouco tempo depois, começou a receber a atualização que traz a One UI 3.0 baseada no Android 11. A novidade já começou a circular entre os usuários que dispõem do smartphone da Rússia, e em breve deve chegar nas demais regiões do mundo, o que inclui o Brasil.

O upgrade chega com o código de versão A515FXXU4DUB1 e além de trazer as novidades do novo sistema operacional sob a atualizada interface de usuário da Samsung, também acompanha o patch de segurança de janeiro de 2021. As principais novidades da atualização é um layout mais clean e organizado, melhorias no navegador nativo Samsung Internet, assim como teclado Samsung Keyboard, adição de bolhas para bate papo, uma seção exclusiva para conversas na área de notificações do sistema, suporte para permissões de aplicativos para usos únicos, widget de reprodução de mídia na tela de bloqueio e muito mais.

Além das novidades específicas do Android 11, a atualização também traz as melhorias introduzidas pela One UI 3.0 como o design mais limpo, melhorias no navegador Samsung Internet, melhorias no Samsung Keyboard, melhorias nos controles parentais, suporte para permissões para uso único, uma seção dedicada para conversas na área de notificações, um widget de reprodução de mídia dedicado e mais.

A Samsung havia informado que essa atualização estava sendo preparada e que seria liberada para o público em geral nos primeiros seis meses deste ano. Com a chegada do upgrade agora em fevereiro mostra que a fabricante cumpriu com o prometido.

Leia também:

Como atualizar?

Como já dito, a atualização está sendo liberada por fases, e nesse momento, apenas usuários da Rússia começaram a ser notificados sobre isso. Mas com o decorrer do tempo, a novidade chegará para os demais países, e até isso acontecer, você pode aguardar a notificação automática do sistema, ou verificar manualmente se a versão já está disponível.

Para isso, acesse o menu de configurações do seu Galaxy A51, seguindo pelo caminho Configurações > Atualização de Software. Se a atualização estiver disponível para você, uma opção de download aparecerá na tela.

Via