Nesta quarta-feira (27), a Samsung liberou uma grande novidade para os brasileiros: a nova atualização do Android 11 + One UI 3.0 já está disponível para o Galaxy M31. Anunciada para diversos países da Europa e Ásia na semana passada, a novidade finalmente chega às terras tupiniquins e traz consigo diversas novidades.

A atualização carrega o código M315FXXU2BUAC e tem o tamanho aproximado de 1,7 GB. Além da nova versão do Android, a Samsung também disponibiliza o patch de segurança do mês de janeiro, assim como tem acontecido com outras atualizações da empresa.

O que muda?

Abaixo separamos um compilado com as principais mudanças do novo Android 11 que trabalhará em conjunto com a interface de usuário One UI 3.0;

Visual: a atualização apresenta uma melhor organização no painel onde são exibidas as notificações, o que facilita o rápido acesso, além de uma apresentação mais limpa, com animações mais suaves e melhorias nos gestos de acionamento de cada função. Uma novidade interessante é que agora a tela de bloqueio poderá exibir um widget que mostra o tempo de uso do smartphone de forma bem resumida, detalhe que só era perceptível ao acessar a aba de bateria nas configurações e sistema.

Configurações: ainda falando sobre o visual, a opção de Configurações do Sistema ganhou uma repaginada, tornando a aparência mais simplificada e exibindo a conta da Samsung no topo das opções, facilitando assim o acesso. Além disso, o teclado nativo do sistema recebeu um upgrade e agora tem suporte a 370 idiomas. Sugestões de emojis e stickers também foram inclusas para emoticons de texto, assim como uma amior barra de espaço foi adicionada ao recurso.

Privacidade: para promover ainda mais segurança no seu sistema operacional, a fabricante oferece a opção de revogar automaticamente qualquer permissão dada a um aplicativo. Uma opção de esconder sua localização para os aplicativos também foi adicionada, adicionando mais segurança à privacidade do usuário.

Contatos: no novo sistema operacional, os chats são exibidos de forma separada no painel de notificações. Assim, é possível ter uma visão menos poluída, o que ganha mais destaque com a opção de remover facilmente qualquer contato duplicado na sua lista.

Fotos e vídeos: agora é possível localizar um arquivo de mídia de forma mais rápida, além de poder ser editado direto da Galeria, eliminando a necessidade de aplicativos de terceiros para tal feito. E caso você salve uma foto editada e depois de muito tempo quiser reverter a alteração, é possível graças aos novos recursos inseridos pela fabricante.

Como atualizar?

A nova versão do Android 11 com a interface de usuário One UI 3.0 para o Galaxy M31 já foi liberada no Brasil de forma automática, e para isso, uma notificação informando sobre a atualização deverá ser exibida para os usuários.

Caso você não tenha recebido essa mensagem, a segunda opção é acessar diretamente a aba de atualizações nas configurações do sistema. Para tal, você deverá seguir o caminho: Configurações > Atualização de Software > Baixar e Instalar.

A novidade já apareceu para você? Conte para nós o que você achou do novo sistema operacional no campo de comentários logo abaixo.