O Galaxy Tab S6 Lite não traz tela OLED, mas a tela IPS LCD presente no dispositivo é tão competente quanto, este modelo não possui suporte ao modo DEX, portanto se isso é problema para você, pode parar por aqui. Mas se você pode abrir mão do recurso citado acima, certamente você irá se surpreender com o que verá a seguir.

Apesar de existir perdas em hardware e software, quando comparado com o Galaxy Tab S6, o Galaxy Tab S6 Lite traz suporte a nova S-Pen que chega junto com o tablet, além disso, o kit básico ainda traz uma Case tipo Folio para proteção, que permite posicionar o tablet em várias posições diferentes e, o mais importante, ele custa praticamente a metade do preço que a Samsung cobra pelo Tab S6.

Galaxy Tab S6 Lite
8.0
Prós
  • A S-Pen vem incluída no kit básico
  • Case Folio protege o Tablet e a S-Pen, permite também colocar o tablet em diferentes posições
  • Construção em metal entrega solidez ao tablet que é muito fino
  • Alto-falantes estéreo AKG
  • Bateria de longa duração
Contras
  • Tela não entrega a mesma nitidez que uma tela OLED, percebe-se isso em uso externo
  • Processador Exynos intermediário (o mesmo presente no Galaxy A51)
  • Não traz suporte para Samsung DeX
  • Não possui acessório oficial de teclado
  • Reconhecimento facial em baixa luz

Atualmente se procurarmos por tablets nas grandes lojas do mercado brasileiro, encontraremos poucas opções, existem modelos de baixo custo, corra desses, mesmo para crianças, afinal crianças hoje em dia estão jogando Fortnite, então existe a demanda de modelos mais potentes.

S-Pen presente no Galaxy Tab S6 Lite possui 4.096 níveis de sensibilidade à pressão e mecanismo de fixação magnetizado.
S-Pen presente no Galaxy Tab S6 Lite possui 4.096 níveis de sensibilidade à pressão e mecanismo de fixação magnetizado.

Esses modelos existem, a Samsung e a Apple praticamente dominam esse segmento de mercado, com tablets potentes e modelos diversificados. Contudo o que posso adiantar aqui, é que hoje, o Galaxy Tab S6 Lite é a opção de melhor custo e benefício que você encontrará com a S-Pen e case tipo folio em seu kit base. O mercado parece estar esquecendo os tablets que acabam sendo comercializados para nichos muito específicos.

Galaxy Tab S6 Lite e seu nicho de mercado

Nesses nichos de mercado geralmente transitam criadores de conteúdo, desenhistas, arquitetos e empresários que buscam uma tela grande para acesso rápido a informações que podem ser compartilhadas entre aplicativos abertos lado a lado e, ainda, estudantes que buscam a praticidade de levar em um único dispositivo, livros e cadernos sem a necessidade de carregar uma tonelada de material na mochila.

Definitivamente eu diria que hoje, o Galaxy Tab S6 Lite é uma escolha perfeita para quem busca um tablet versátil mas não quer gastar muito. Afinal ele chegou para competir com o iPad de sétima geração e, foi lançado quase 1 ano depois do Galaxy Tab S6, seu irmão mais velho e, também, muito mais caro.

O preço atual e os itens inclusos na caixa provavelmente tornarão o Samsung Galaxy S6 Lite a escolha certa para você, afinal temos um tablet com preço inferior a R$2.350,00 e ele pode fazer quase tudo o que o Galaxy Tab S6 faz e não faria sentido por exemplo comprar o Galaxy Tab S5e, que não possui S-Pen, apesar de trazer tela AMOLED e processador Snapdragon. E para tomar a decisão de partir para um iPad, a caneta deve ser comprada separadamente e ela não é barata, assim como o iPad também não é.

Design e construção

O Galaxy Tab S6 Lite é construído em alumínio e vidro, pesa apenas 467 gramas, apesar de sua tela de 10,4" e suas dimensões de 244,5 x 154,3 x 7mm. Honestamente o "Lite" do Galaxy Tab S6 Lite está no preço e na ausência do modo DEX, porque em momento algum a tela, por ser IPS LCD me incomodou e a presença da case folio e da S-Pen incluída completam o conjunto.

Construção em alumínio e vidro, leve, tela muito boa, som estéreo AKG e um acabamento impecável.
Construção em alumínio e vidro, leve, tela muito boa, som estéreo AKG e um acabamento impecável.

O Design é primoroso, é inegável o aspecto premium do tablet, junte isso a case que abriga o Tablet e a S-Pen e você desfilará estilo onde quer que você vá. O Design aqui não está aplicado somente a forma, mas também a função, com a case possibilitando colocar o tablet em diferentes ângulos para trabalho, estudo ou lazer.

Na horizontal, os alto-falantes que levam a assinatura da AKG com suporte a Dolby Atmos 3D surround sound para um áudio envolvente, foram posicionados na parte superior, em ambos os lados, entregando som estéreo e sem a possibilidade de obstrução por conta de sua posição.

Posição dos alto-falantes estéreo ficam na parte superior em ambos os lados com o tablet na horizontal.
Posição dos alto-falantes estéreo ficam na parte superior em ambos os lados com o tablet na horizontal.

O Galaxy Tab S6 Lite não possui desbloqueio por impressões digitais, nem na tela e também na lateral, é possível desbloquear o tablet através de PIN, padrão, senha ou reconhecimento facial para desbloqueio sem senha.

Caneta S-Pen

A S-Pen que chega junto com o Tab S6 Lite possui 4.096 níveis de sensibilidade à pressão e mecanismo de fixação magnetizado, com isso a S-Pen pode ser fixada na case folio e também na lateral do tablet quando ele não estiver na case.

A S-Pen pode interagir com a tela quando a ponta está a um centímetro da mesma. Nesse intervalo, você pode pressionar o botão presente na S-Pen para selecionar inúmeras opções de interação com a tela, fazer anotações, rabiscar na tela ou capturar partes da tela como uma imagem, entre outras coisas.

A S-Pen é muito versátil e a escrita com ela é muito natural.
A S-Pen é muito versátil e a escrita com ela é muito natural.

Você pode usar a S-Pen do Galaxy Tab S6 Lite para navegar na interface, escrever à mão em vez de digitar e também desenhar. O tablet possui aplicativos para anotações, leitura de PDF com possibilidade de edição e, além disso, conta com aplicativos excelentes como o Autodesk SketchBook e ArtFlow disponíveis na Google Play Store.

A experiência de desenho com esses aplicativos é muito boa, contudo essa não é a minha especialidade, o que posso afirmar é que a caneta é precisa e praticamente sem atrasos na resposta tátil, tornando a escrita natural, que para mim é o principal.

Usar a S-Pen que chega junto com o Galaxy Tab S6 Lite é natural, até melhor do que escrever com uma caneta de verdade em um caderno, afinal você pressiona com mais força e a linha desenhada pela caneta sai mais espessa ou mais escura, você aplica menos pressão, as linhas saem mais finas e claras, além disso existe suporte para rejeição de palma, ou seja, você pode descansar a palma da mão na tela enquanto escreve na tela sem que isso atrapalhe o resultado final do seu texto manuscrito ou desenho. No bloco de desenho por exemplo, a sensibilidade à pressão é tão avançada quanto a S-Pen presente no Galaxy Tab S6.

É possível editar PDFs com camadas que fazem com que o original não seja perdido.
É possível editar PDFs com camadas que fazem com que o original não seja perdido.

A Samsung afirma que a latência foi reduzida. Minha experiência com a S-Pen vem de sua utilização com o Galaxy Note 20, por mais que eu já esteja habituado, a experiência com a S-Pen que chega no Tablet que é maior, faz com que a pegada se assemelhe mais com a de uma caneta ou lápis de verdade tornando o uso mais confortável e natural.

Existe um porém, não há slot ou encaixe no Samsung Galaxy Tab S6 Lite para guardar a S-Pen, mas como citei ela se fixa à lateral do tablet ou à sua case folio com a ajuda de um ímã.

Há quem diga que a nova S-Pen deixa a desejar quando comparada a Apple Pencil, contudo adianto que não tinve acesso a Apple Pencil e um iPad para testar ambas lado a lado, mas já me assusto um pouco ao ver que somente a Apple Pencil custa a metade do Galaxy Tab S6 Lite. O que dizer sobre isso?

Uutilizar a S-Pen em momento algum me causou desconforto ou os movimentos que fiz deixaram de ser prontamente atendidos, honestamente não acho que valha olhar para o iPad com a Apple Pencil, a não ser que você já tenha todo o ecossistema Apple e dinheiro sobrando em sua conta bancária.

Tela

A tela IPS LCD de 10,4 polegadas do Galaxy Tab S6 Lite possui resolução WUXGA+ (2000x1200 pixels) e, por mais que digam, sigo afirmando que a tela IPS LCD não apresentou problema algum de nitidez ou brilho, pelo contrário, me surpreendeu positivamente ao entregar cores mais fiéis a realidade, diferente das cores apresentadas em telas AMOLED que tem como característica saturar mais as cores.

A tela do Galaxy Tab S6 Lite é IPS LCD porém não deixa a desejar.
A tela do Galaxy Tab S6 Lite é IPS LCD porém não deixa a desejar.

A resolução do Tab S6 Lite não é tão alta como a do Tab S6, mas é uma outra coisa que não incomoda. Existe ainda um detalhe sobre a tela do Galaxy Tab S6 Lite, a Samsung usa uma tela laminada, na qual as camadas da tela são fundidas, isso faz com que a imagem da tela apareça mais perto da superfície.

O Tab S6 Lite traz certificação para streaming Netflix HD, embora não seja compatível com HDR (alta faixa dinâmica). Então se você tentar ver um vídeo HDR do YouTube, você verá apenas a versão de alcance dinâmico padrão (SDR). Os controles de exibição também são limitados, você não pode alterar por exemplo a vibração de cores da tela.

Hardware e Software

O Galaxy Tab S6 Lite traz processador Samsung Exynos 9611, 4GB de RAM (DDR4X) e versões com 64GB ou 128GB de armazenamento interno, chega com Android 10 e OneUI 2.1, mas o modelo que recebemos já está com a OneUI 2.5 e a atualização de segurança de Novembro de 2020.

Mesmo com a atualização mais recente da OneUI, o tablet segue sem controle de cores da tela e infelizmente a Samsung removeu o modo DeX do tablet, presente no Tab S6, só não sei se vale pagar quase o dobro para ter o modo DeX, além disso estranhamente a Samsung não possui um teclado oficial para o Tab S6 Lite, mas isso é facilmente resolvido com um teclado sem fio de terceiros.

Case tipo Folio, garante proteção e também versatilidade.
Case tipo Folio, garante proteção e também versatilidade.

A OneUI é a mesma presente nos smartphones da Samsung de 2019 e 2020, portanto se você utiliza um smartphone da marca, você não verá diferença no uso do tablet no dia a dia. Você tem sua tela inicial e uma gaveta de aplicativos paginada, além do Samsung Daily.

Durante o uso, não notei engasgos, porém os jogos demoram um tempo a mais para carregar e não permite a escolha de configurações no máximo. Contudo pode ser que você não perceba isso, eu percebi pois utilizo um smartphone com Snapdragon 855 e como o Galaxy Tab S6 Lite, usa processador Exynos 9611, presente também no Galaxy A51, que é muito semelhante ao Snapdragon 730G da Qualcomm, sentir isso é normal vindo de um dispositivo mais potente.

Provavelmente você encontrará no mercado brasileiro somente a versão com 64GB, busquei muito o modelo de 128GB mas não encontrei o mesmo. Os 64GB pode não parecer muito quando muitos smartphones trazem 128GB, mas é muito menos provável que você lote seu tablet com fotos e vídeos por exemplo.

Jogos

Ainda sobre performance, joguei PUBG Mobile, CoD Mobile, Asphalt 9 e Free Fire, como citei, não percebi atrasos durante os jogos, mas é bom não abusar, não temos um processador topo de linha, logo, configurar os jogos com qualidade máxima não é recomendado. Contudo tenho que pontuar que, dentro dos jogos, quando muita ação aparece na tela, percebi quedas na taxa de quadros.

Jogos rodam da mesma maneira que rodam no Galaxy A51, afinal o tablet traz o mesmo processador presente no smartphone.
Jogos rodam da mesma maneira que rodam no Galaxy A51, afinal o tablet traz o mesmo processador presente no smartphone.

O Samsung Galaxy Tab S6 Lite também possui bons alto-falantes, assinados pela AKG, de propriedade da Samsung, com suporte a Dolby Atmos 3D surround sound, entregam som estéreo, ficam na parte superior do tablet um de cada lado, quando o mesmo está na horizontal, impedindo assim que as saídas sejam obstruídas. O som é encorpado o suficiente para entregar uma ótima experiência multimídia.

Duração da bateria

A bateria presente no Galaxy Tab S6 Lite possui 7.040mAh, com carregamento através de cabo USB-C, a bateria é gigante, jogar Aspahlt 9 por 35 minutos consumiu apenas oito por cento da bateria, sugerindo que podemos jogar o game de corrida por até sete horas.

Para reprodução de vídeos, três horas de YouTube consumiram 30% da bateria, logo com uma carga completa podemos consumir conteúdo em vídeo por até 10 horas.

A Samsung diz que a bateria deve durar 13 horas, o que parece perfeitamente plausível se você reproduzir um vídeo armazenado no próprio tablet, em vez de transmitir, e diminuir um pouco o brilho. Ainda assim, provavelmente não é assim que a maioria realmente reproduz vídeos neste tablet.

Câmeras

O Galaxy Tab S6 Lite possui uma câmera traseira de 8 megapixels, f/1.9 e uma câmera frontal de 5 megapixels, f/2.2, o tablet grava vídeos em até 1080p a 30 quadros por segundo. Sua câmera traseira usa o mesmo sensor ultra grande angular do Galaxy A90 5G. Se fosse a câmera principal de um smartphone, ela definitivamente seria regular, mas em um tablet como o Galaxy S6 Lite ela é aceitável.

Em boas condições de luz o Galaxy Tab S6 Lite tirar fotos boas quando não há muita variação de luz na cena. Mas basta um céu nublado ou uma cena mais escura que a qualidade das capturas cai muito.

Quaisquer que sejam as melhorias na faixa dinâmica que o processamento do tablet use, não são suficientes para compensar o sensor regular. Isso pode melhorar com as atualizações de software, mas não espere milagres.

As câmeras presentes no Galaxy Tab S6 Lite são regulares.
As câmeras presentes no Galaxy Tab S6 Lite são regulares.

A câmera frontal é utilizada para o desbloqueio facial, eu comecei a utilizar e depois removi, em ambientes bem iluminados o desbloqueio funciona adequadamente, porém em condições adversas de luz o desbloqueio não é eficaz. Utiliza o PIN, Padrão ou senha forte, para desbloquear seu tablet mantendo assim seus dados em segurança.

Para capturas de selfies, a câmera de 5 megapixels poderia ser melhor, mas acontece aqui o mesmo que ocorre na câmera traseira, somente com condições muito boas de luz, você terá resultados satisfatórios. Mas vamos a pergunta, quem utiliza um tablet para tirar fotos e gravar vídeos? O que posso falar é que pelo menos a qualidade das câmeras é superior às webcams presentes na maioria dos notebooks que já testei.

Infelizmente a Samsung não investiu muito no quesito câmeras, os sensores de câmeras utilizados aqui são os mesmos presentes no Galaxy Tab A 10.1 mais barato. O Samsung Galaxy Tab S5e possui câmeras melhores. Temos então um tradeoff, você quer S-Pen e todas as suas funcionalidades ou um conjunto de câmeras boas? Não precisa nem responder, S-Pen vence aqui facilmente, quero tirar boas fotos, utilizo meu smartphone, não meu tablet.

Conclusão

Galaxy Tab S6 Lite
8.0
Prós
  • A S-Pen vem incluída no kit básico
  • Case Folio protege o Tablet e a S-Pen, permite também colocar o tablet em diferentes posições
  • Construção em metal entrega solidez ao tablet que é muito fino
  • Alto-falantes estéreo AKG
  • Bateria de longa duração
Contras
  • Tela não entrega a mesma nitidez que uma tela OLED, percebe-se isso em uso externo
  • Processador Exynos intermediário (o mesmo presente no Galaxy A51)
  • Não traz suporte para Samsung DeX
  • Não possui acessório oficial de teclado
  • Reconhecimento facial em baixa luz

O Samsung Galaxy Tab S6 Lite é uma escolha acertada para você que busca um tablet que atenderá você em praticamente todas as necessidades do dia a dia, não com performance máxima, mas com uma performance intermediária que permita o uso sem lags ou travamentos.

A S-Pen é um extra excelente, a espessura do tablet é incrivelmente fina e mesmo com uma enorme bateria o tablet é leve. O processamento e memória entregam performance suficiente para jogar qualquer jogo que você quiser, apenas com sacrifícios ocasionais de gráficos. Perdemos a tela OLED mais nítida, mas ganhamos suporte para S-Pen, a case tipo folio que garante a proteção integral não só para o Galaxy Tab S6 Lite, mas também para a S-Pen.

No mercado brasileiro ainda encontramos o Galaxy Tab S5e, é aqui que você deve decidir, o Galaxy Tab S5e é mais antigo, mas possui tela OLED mais nítida e vibrante, suas câmeras são melhores e você pode preferir processadores da Qualcomm, que é o que ele traz, além disso o sistema de som é ligeiramente melhor quando comparamos as suas especificações. Então você deve se perguntar, você prefere a versatilidade da S-Pen em um Tablet mais atual, ou prefere tela mais colorida e câmeras melhores?

Preço e disponibilidade

O Galaxy Tab S6 Lite já está no mercado nacional há algum tempo e atualmente sua faixa de preço o torna a única escolha válida se você quer ter os recursos da S-Pen e a proteção da Case Fólio já no kit básico.

Você consegue comprar o Galaxy Tab S6 Lite por cerca de R$2.350,00, podendo achar valores inferiores a esse em ofertas. Como a Black Friday está chegando, acho que vale incluir o modelo na lista caso você esteja buscando um Tablet.

Onde comprar?