Um programa de expansão do programa beta One UI 3.0 foi anunciado ontem pela Samsung. Segundo a empresa, oito dispositivos receberão a versão beta para testes, dentre eles o Galaxy Note10 e Galaxy Note10+ estão inclusos.

De início, a empresa vai disponibilizar a atualização apenas para os seus conterrâneos, ou seja, os usuários que moram na Coréia do Sul poderão instalar a versão beta e testar o sistema por meio do aplicativo Samsung Members.

Essa versão beta está disponível com o número de versão N976NKSU1ZTK6, e o usuário recebe junto um patch de segurança do Android de novembro, e também a chegada de alguns novos recursos e atualizações na interface.

Da lista que a Samsung disponibilizou, os dispositivos que também vão receber o beta do One UI 3.0 são o Galaxy Z Flip 5G, Galaxy Z Fold2 5G, Galaxy S10, Galaxy S10 5G, Galaxy S10e e o Galaxy S10+. Esses modelos também receberão a atualização primeiro para as unidades sul-coreanas e só depois ficarão disponíveis para os outros países.

O que esperar da One UI 3.0?

Há pelo menos três meses, a Samsung está testando a versão de sistema One UI 3.0, e a partir do final de agora deve realmente chegar uma versão beta nos aparelhos que foram designados a receber a atualização.

Essa versão de sistema está com uma discreta reformulação em alguns aspectos visuais dos aparelhos da Samsung. Por exemplo, nessa atualização, a empresa aperfeiçoou a organização do conteúdo exibido na área de notificações, deixando mais completo, porém sem excessos. Foi inserido divisões claras para notificações de aplicativos de mensagens e e-mails. Nesse local, também é possível encontrar um widget de reprodutor de mídia que permitirá o usuário alternar rapidamente entre os players ativos.

Os widgets que ficam visíveis na tela de bloqueio também receberam novo design. Eles seguem um estilo mais clean - limpo e organizado. Na tela de bloqueio também foi inserida a opção Dynamic Lock Screen, que exibe uma imagem de fundo de até dez categorias diferentes toda vez que o dispositivo for acionado.

Alguns tablets da marca também estão para receber a versão, e o modo Multi-Active Window, que divide a tela para o uso de três aplicativos de forma simultânea, recebeu ajustes para ficar ainda mais prático.

Modo Multi-Active Window.
Modo Multi-Active Window.

Recursos mais simples também foram adicionados, como um modo que exclui rapidamente contatos duplicados, recurso de lixeira para o aplicativo de mensagens, um modo de personalização da tela de chamadas, e alguns aperfeiçoamentos no uso de emojis e vídeochamadas.