No final do mês passado, surgiram informações de que o iPhone 12 seria lançado sem carregador e fones de ouvido na caixa. Agora, parece que a Samsung também analisa essa possibilidade nos smartphones de 2021, pelo menos no que diz respeito ao acessório de energia.

De acordo com o site sul-coreano ETNews, que menciona fontes da indústria de celulares, o motivo principal da mudança seria uma possível redução de custos. A decisão de remover o carregador da caixa tem sido vista como uma alternativa para melhorar a competitividade das fabricantes, principalmente nos segmentos que registram lucros menores, como nos modelos de entrada e intermediários.

Outro argumento mencionado seria o fato de que, com a padronização dos cabos para recarga - primeiro microUSB depois USB-C -, muitos clientes já possuem diversos carregadores sobrando em casa. Isso vem sendo discutido há anos na Comissão Europeia devido a geração de lixo eletrônico.

As fontes do ETNews também disseram que a ideia da Samsung de remover o carregador está relacionada ao 5G, alegando que a redução de custos ajudaria a compensar a tendência de aumento de preços nos modelos que trazem o novo padrão de internet móvel.

Ao que tudo indica, a decisão ainda não foi tomada. Isso porque a gigante sul-coreana está preocupada com a forma que os consumidores reagiriam à mudança após tantos anos ganhando um carregador a cada novo smartphone.

Vale lembrar que nada disso foi confirmado pela Samsung, sendo apenas um rumor. Portanto, teremos que aguardar mais informações para sabermos se a empresa realmente considera essa ideia nos modelos do próximo ano.