No início deste mês, a Samsung lançou o Android Pie para atualização nos Galaxy J3 (2017) e, agora, a empresa começou a semear a versão mais recente do Android para seus tablets Galaxy Tab S3 e Galaxy Tab A (2017).

O novo firmware traz com ele a nova interface de usuário One, além do próprio Android Pie, para ambos os tablets. Além disso, ele permite a atualização até o nível de patch de segurança liberado para o Android de agosto de 2019 no Tab S3, enquanto o Tab A (2017) atualiza até o patch de junho.

A Samsung também liberou uma atualização para o variante LTE do Tab S3 nas Filipinas, Malásia e Vietnam, enquanto o update para o Tab A (2017) está liberado apenas na Malásia.

tab
Deverá levar uma ou duas semanas para que a nova configuração chegue nos seus dispositivos, mas é possível também realizar a atualização manual indo em Configurações e em Atualização de Software no menu do seu tablet.

O Android 9.0 Pie traz diversas novidades e recursos, alguns deles são:

Bateria adaptativa que aprende quais aplicativos são usados com mais frequência e melhoram o rendimento da bateria reduzindo a presença de apps menos usados para otimizar os mais frequentes.

Brilho adaptativo automático por ambiente e um sistema com enfoque na saúde digital que evita o "vício tecnológico".

App Actions, que se trata de uma barra de aplicativos que o sistema considera que você precisa ter mais a mão.

Um novo sistema de navegação por gestos no botão central:

  • Um toque: volta à tela inicial;
  • Pressionada longa: inicia o Google Assistente;
  • Deslizar para cima curto: abre a tela de visão geral do sistema na qual é possível navegar entre os apps abertos;
  • Deslizar para cima longo: abre a gaveta de aplicativos;
  • Retornar: botão de retornar volta à tela anterior e estará visível apenas dentro de aplicativos, não mais na tela inicial.