Aparelhos da Samsung da linha Galaxy estariam enviando as fotos da galeria de imagens a outras pessoas de maneira aleatória, segundo relatos dos donos dos smartphones da fabricante. A companhia reconheceu que os aparelhos realmente estão apresentando falhas e informou que está tentando resolver o problema.

A princípio o app oficial de mensagens SMS da gigante sul-coreana seria o grande responsável pelo ocorrido, o aplicativo estaria presente em todos os aparelhos da marca Samsung. Segundo os depoimentos em fóruns online, o envio de fotos estaria ocorrendo em vários modelos da linha Galaxy, inclusive nos mais recentes, como é o caso do Galaxy Note 8 e do Galaxy S9.

De que forma isso estaria ocorrendo? Os aparelhos de maneira aleatória estariam enviando as fotos que estão armazenadas no dispositivo para contatos salvos, através de SMS. A falha que pode acarretar no constrangimento de muitos usuários, teria inclusive compartilhado todas as imagens da galeria de um smartphone durante a madrugada sem o consentimento do dono.

Com o erro, o dono do aparelho perde totalmente o controle sobre o conteúdo e não consegue saber nem mesmo para quem os dados foram enviados, uma vez que a falha não deixa nenhum rastro do compartilhamento.

Galaxy Note 8 está entre os aparelhos que apresentam o problema
Galaxy Note 8 está entre os aparelhos que apresentam o problema

O site especializado Gizmodo aponta que o problema venha a ser resultado de um erro de integração entre o Samsung Messages e atualizações de perfis RCS (Rich Communications Services). Isso porque tem como foco o aprimoramento do protocolo SMS para adição de novas funcionalidades, realizadas por operadoras americanas de telefonia. Com base nisso, as falhas têm ocorrido em smartphones que estão conectados à rede móvel dos EUA.

A fabricante informou "A Samsung informa que está ciente da questão e nossas equipes técnicas estão analisando o assunto. Os consumidores interessados podem entrar em contato com a Samsung diretamente no 4004-0000 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-124421 (demais localidades)."

Embora não haja relatos de usuários brasileiros até o presente momento, para tentar evitar o problema até que seja solucionado pela Samsung, os usuários podem acessar as configurações do sistema do seu dispositivo e então, desativar a permissão de acesso do app Samsung Mensagens aos arquivos da galeria de fotos.

Fonte: Gizmodo e SamMobile

Samsung Galaxy Note 8 - Veja aqui a ficha técnica completa