Nesta quinta-feira (19), a Samsung anunciou uma câmera capaz de transmitir vídeos ao vivo em realidade virtual e resolução 4K a 30 quadros por segundo. A Samsung 360 Round possui formato circular e chega equipada com 16 lentes ao longo de sua lateral, e ainda uma na parte superior, podendo assim capturar tudo ao seu redor.

De acordo com a companhia, o aparelho é direcionado para "especialistas e entusiastas que exigem uma experiência superior de realidade virtual". A câmera usa uma solução de software para conseguir juntar as imagens capturadas pelas 17 lentes, e com isso criar uma experiência em realidade virtual. Graças ao software, a empresa ainda promete que a 360 Round seja capaz de transmitir a experiência ao vivo através da internet com "quase nenhum atraso".

Samsung anuncia câmera 360 graus 4K.
Samsung anuncia câmera 360 graus 4K.

O anúncio, segundo o The Verge, é a culminação de cerca de três anos de pesquisa da empresa coreana. Além das 17 lentes de 2 MP com abertura f/1.8, o equipamento possui ainda seis microfones posicionados ao longo do seu corpo, com o qual é possível capturar áudio "tridimensional". Para completar, o modelo possui certificação IP65, assim sendo, é possível usá-la na chuva sem qualquer dano.

Infelizmente, o valor do dispositivo não é nada convidativo. A Samsung 360 Round, conforme a CNET, será disponibilizada no final deste mês nos Estados Unidos por US$ 10,5 mil (cerca de R$ 33 mil).

Para o funcionamento do produto ainda é necessário um computador super potente. Por exemplo, para edição e pós-produção nos vídeos é preciso um PC com processador Core i7 7600K, 16 GB de RAM e ainda placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1080 ou mesmo superior.

Já, para a transmissão de imagens ao vivo o computador precisa ter processador Core i7 6950X (de 10 núcleos), 32 GB de RAM e duas placas de vídeo dedicadas GeForce GTX 1080 Ti.