Esse aqui é o Galaxy A56, provavelmente o melhor intermediário custo benefício já lançado pela Samsung.
A gente já testou ele em jogos há alguns meses atrás, e desde então eu tenho lido dezenas de comentários pedindo mais testes do A56 aqui no canal. Então é isso que vamos fazer hoje, jogar com o Galaxy A56 completamente atualizado e pronto para enfrentar os jogos mais pesados da Play Store. Será que a performance melhorou com o tempo? Só há um jeito de descobrir: testando.
Samsung Galaxy A56 (atualizado) - Teste em Jogos
Para quem não lembra, o Galaxy A56 chegou com o processador Exynos 1580, um processador acima da média quando estamos falando de aparelhos intermediários. A versão que a gente comprou para o canal foi a de 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento.
A tela é grande - tem 6.7 polegadas de painel Super AMOLED com resolução FULL HD+ e 120Hz na taxa de atualização.
O Galaxy A56 não foi mal nos testes a primeira vez que testamos, mas ainda há espaço para otimização. Bora ver se ele melhorou, piorou ou continuou o mesmo depois das atualizações.
Asphalt Legend Unite
Jogamos Asphalt com gráficos no modo "padrão" e taxa de quadros em "60".
Galaxy A56 (atualizado): 60 FPS - 100% - RODA LISO
Galaxy A56: 60 FPS - 100% - RODA LISO
Foi dada a largada no teste de jogos, começando pelo bom e velho Asphalt Legends Unite. Apesar de alguns celulares liberarem 90 frames - às vezes até 120 - o Galaxy A56 permanece limitado nos 60, e foi essa a pontuação final do novo teste: 60 frames de média com 100% de estabilidade. Eu quero muito ver os intermediários rodando Asphalt com mais frames, mas é Impossível reclamar desse resultado. Selo "Roda Liso".
CarX Street
Testamos CarX Street com tudo no médio e sem limite de FPS.
Galaxy A56 (atualizado): 52 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A56: 47 FPS - 94% - ✅RODA LISO✅
Olhem só que surpresa agradável, a performance do CarX melhorou aqui no Galaxy A56! Ele foi de 47 frames de média para 52 frames, com estabilidade quase perfeita. Eu fiquei muito surpreso nesse resultado, principalmente no quesito estabilidade. Eu nunca pensei que chegaria o dia que seria possível rodar CarX liso num celular intermediário, ainda mais com gráficos no médio. É selo "Roda Liso" merecido para o Galaxy A56.
Delta Force
Para desbloquear o máximo de FPS no Delta Force eu deixei os gráficos no modo "padrão".
Galaxy A56 (atualizado): 50 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A56 : 50 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Aqui no Delta Force a gente não tem como saber se a performance do A56 melhorou com as atualizações, já que o game simplesmente não permite a gente selecionar uma configuração gráfica superior aos 50 quadros. Então ele mantém essa média, com a exata mesma estabilidade também. É uma pena, mas pelo menos mantém o selo "Roda Liso".
Diablo Immortal
No Diablo Immortal o A56 só liberou opção de 30 frames, mesmo com os gráficos no médio.
Galaxy A56 (atualizado): 30 FPS - 99% - ⚠️RODA⚠️
Galaxy A56 : 30 FPS - 99% - ⚠️RODA⚠️
Olhem só que tragédia, o Galaxy A56 continua preso nos 30 frames no Diablo Immortal. A mesma coisa aconteceu com o Galaxy A55 - e adivinhem - esse problema nunca foi resolvido naquele celular. Parece que o mesmo vai acontecer aqui com o novo modelo, Galaxy A56.
Não tem jeito, o Diablo Immortal é amaldiçoado nos intermediários da Samsung. Mantém o selo "Roda".
Genshin Impact
Jogamos Genshin com tudo no médio e FPS liberado em 60.
Galaxy A56 (atualizado): 46 FPS - 71% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A56: 47 FPS - 75% - ✅RODA LISO✅
Partindo agora para um jogo pesado de verdade, testamos Genshin Impact novamente na zona inicial do game. Aqui a performance ficou praticamente idêntica, 46 frames de média com uma variação dentro da margem do teste. Ou seja, durante todos esses meses, não tivemos otimizações nesse jogo, tanto pela equipe de desenvolvimento do Genshin quanto no Galaxy A56.
Ele mantém o selo "Roda Liso", mas como será que é a performance nas zonas mais avançadas do game?
Genshin Impact (zona pesada)
Recentemente dividimos nosso teste do Genshin em duas áreas. A inicial se mantém, mas agora também viajamos para a região de Natlan para ver como o celular se comporta numa região mais nova do game. Vou falar para vocês que eu não esperava um resultado de performance tão diferente entre as áreas, mas os números não mentem: 39 frames de média com estabilidade em 88%, perdendo o selo "Roda Liso" e caindo para o "Roda". É muito legal testar as duas áreas diferentes.
Zenless Zone Zero
Testamos ZZZ com tudo no médio e FPS liberado em 60.
Galaxy A56 (atualizado): 56 FPS - 97% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A56: 52 FPS - 89% - ✅RODA LISO✅
Eu leio direto aí nos comentários vocês pedindo para testar o ZZZ. A gente testou ele no primeiro vídeo do Galaxy A56, e agora eu trago para vocês uma gameplay atualizadíssima. E olhem só que surpresa, apesar de a gente estar jogando com as mesmas configurações gráficas e no exato mesmo combate, o Galaxy A56 agora pontua 56 frames de média com 97% de estabilidade. É uma melhora significativa quando comparamos com o desempenho anterior de 52 frames e 89% de estabilidade.
O selo "Roda Liso" se mantém, mas a performance melhorou consideravelmente aqui no Galaxy A56.
Blood Strike
Jogamos Blood Strike com tudo no médio e FPS em "extremo".
Galaxy A56 (atualizado): 116 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Galaxy A56: 119 FPS - 97% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Um inscrito comentou recentemente que a gente devia mudar os testes do Blood Strike para o modo "ilha do medo", e é aqui que estamos testando a atualização do Galaxy A56. O jogo continua rodando muito bem, mas tivemos uma pequena variação na média - foi de 119 frames para 116. Provavelmente porque a concentração de players estava maior e eu entrei em vários combates durante a partida. De qualquer forma, rodava competitivo antes e continua rodando agora. Muito bom jogar Blood Strike, é um dos jogos mais otimizados que temos na lista.
Minecraft
Testamos Minecraft com gráficos "bonitos" e renderização nos "16".
Na hora de testar Minecraft, eu sempre crio um mundo novo no criativo e fico voando por aí, simulando um jogador explorando blocos novos. Acontece que dessa vez, o mapa gerado foi bem interessante, com uma ilha flutuante dentro de um vale muito bonito, vou até deixar a seed na descrição caso alguém queira jogar nesse mesmo mapa. Quanto à performance, foram 57 frames de média com 86% de estabilidade. Nada a reclamar aqui, selo "Roda Liso" no Minecraft.
Subnautica
No Subnautica eu deixei os gráficos no médio e FPS até 120 frames, será que vai?
Galaxy A56 (atualizado): 47 FPS - 61% - ✅RODA LISO✅
Por incrível que pareça, o Galaxy A56 consegue sim atingir os 120 frames no Subnautica, mas só na superfície, olhando para o céu. Mas esse é um jogo sobre explorar as profundezas do oceano, e nesse cenário a performance fica variando, mas nem chega perto dos 120. No final do teste, a média ficou em 47 frames, com 61% de estabilidade. O importante é que, apesar da estabilidade baixa, o jogo rodou liso e nunca baixou para menos de 30 frames. Por isso, recebe o selo "Roda Liso".
Destiny: Rising
Jogamos Destiny Rising com gráficos no modo "balanceado" e FPS no modo "standart" já que ele não liberou acima disso.
O jogo mais novo da nossa lista atualmente é o Destiny Rising. A gente testou ele duas semanas atrás no Fold7 - o dobrável mais potente da Samsung. Aquele celular conseguiu rodar com 60 frames, diferente do Galaxy A56 que ficou preso nos 30. Aqui aconteceu a mesma coisa do Diablo e Delta Force - apesar do celular ter performance suficiente para rodar mais alto, o jogo simplesmente não permite. Mesmo assim, considerando o quão pesado é esse jogo, um selo "Roda" me parece de bom tamanho.
Temperatura e autonomia
Para medir a autonomia dos celulares nos jogos, eu coloco eles para quicarem a bolinha no game "Stackball" por exatamente duas horas. Antes de atualizar, o Galaxy A56 consumia 30% de carga nesse teste. Agora, eu refiz o teste e ele gastou 34% - um aumento bem considerável, ainda mais considerando os 5.000mAh de capacidade total do celular.
Já na temperatura, antes de atualizar ele era um celular bem quente, pegando 44 ºC depois de uma hora jogando. Agora, com as atualizações, eu não consegui fazer ele passar de 40 ºC, mesmo jogando Genshin na zona pesada. Ou seja, ele aumentou o consumo de energia, mas está mais frio. Vai entender esses processadores Exynos.
Conclusão
E aí, agora atualizado, vale a pena comprar o Galaxy A56 para jogar? Bem, considerando que as atualizações não melhoraram praticamente nada e ele continua custando em torno de R$ 1.800, o meu veredicto continua o mesmo. Se você curte a interface OneUI e a qualidade das câmeras da Samsung, vale a pena sim. É um celular bom e que roda bem vários jogos.
-
R$ 1.789,20
Samsung Galaxy A56 128GB 5G 8GB Ver oferta -
R$ 1.789,20
Samsung Galaxy A56 128GB Ver oferta -
R$ 1.893,38
Samsung Galaxy A56 8GB/128GB Ver oferta
Agora, se você está em busca de um celular gamer, a minha recomendação nessa faixa de preço continua sendo o POCO X7 Pro. Ele está custando atualmente 50 reais a mais que o A56, e a performance é absurdamente melhor nos jogos. Aquele sim foi um celular que surpreendeu muito nas atualizações.
Consultando o ranking de intermediários do canal Roda Liso, o Galaxy A56 subiu de colocação e desbancou o Realme 14 Pro Plus, entrando no Top 3. Mesmo assim, o antecessor Galaxy A55 continua no topo. Pelo visto teremos de esperar a chegada do Galaxy A57 para desbancar o intermediário do ano passado.
# | Celulares | Pontos | Asphalt 9 | COD: Mobile | Genshin Impact | Mortal Kombat | Tower of Fantasy |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1° | Samsung Galaxy A55 5G | 35570 | 60 FPS | 60 FPS | 39 FPS | 71 FPS | 64 FPS |
2° | Motorola Edge 50 Neo | 35545 | 60 FPS | 89 FPS | 46 FPS | 64 FPS | 60 FPS |
3° | Samsung Galaxy A56 | 35543 | 60 FPS | 60 FPS | 47 FPS | 72 FPS | 66 FPS |
4° | Realme 14 Pro Plus | 35542 | 60 FPS | 75 FPS | 40 FPS | 56 FPS | 58 FPS |
5° | Motorola Edge 40 Neo | 35540 | 60 FPS | 60 FPS | 30 FPS | 70 FPS | 60 FPS |
6° | Xiaomi POCO X5 Pro 5G | 35488 | 60 FPS | 60 FPS | 34 FPS | 65 FPS | 63 FPS |
7° | Motorola Moto G86 | 35359 | 60 FPS | 89 FPS | 39 FPS | 57 FPS | 30 FPS |
8° | Motorola Edge 50 | 35325 | 58 FPS | 60 FPS | 43 FPS | 69 FPS | 45 FPS |
9° | Samsung Galaxy A36 | 35249 | 60 FPS | 83 FPS | 39 FPS | 71 FPS | 31 FPS |
10° | Oppo Reno 13 F | 35101 | 60 FPS | 60 FPS | 30 FPS | 60 FPS | 53 FPS |
📈Clique AQUI para conferir o ranking completo de melhores celulares para jogar.