O Galaxy A55 foi lançado a pouco mais de um mês, mas já virou um dos celulares mais pedidos aqui no canal. E não é à toa - essa linha dos intermediários da Samsung sempre dá o que falar, seja pelo Galaxy A53 rodando os jogos com uma performance tenebrosa ou o Galaxy A54 esquentando feito o diabo. Qual será que vai ser o meme do novo celular, o Samsung Galaxy A55?

ÍNDICE

Especificações técnicas - Samsung Galaxy A55

Esse aparelho chega com o novo processador Exynos 1480, fabricado pela própria Samsung. Já a memória RAM são 8 GB, com 128 GB de armazenamento e uma bateria padrão com 5000 mAh de capacidade.

A Samsung sempre capricha nas telas, e com o Galaxy A55 não foi diferente: ele tem um display maior que do antecessor, são 6.6 polegadas de tela AMOLED, mas a resolução e a taxa de atualização não mudaram - a tela continua sendo FULL HD com 120Hz.

Concorrentes e preço

O Galaxy A55 saiu custando quase 3 mil reais, mas a gente sabe que esse não é o preço verdadeiro: em menos de um mês, o nosso site já detectou uma promoção dele por R$ 1.978 à vista. Vou deixar o link do nosso rastreador de oferta aí embaixo.

Melhor preço hoje: Galaxy A55👇

Como concorrente, já virou tradição aqui no canal testar o celular novo contra o antigo, então já vai ligando o ventilador na velocidade máxima porque hoje os testes são A55 contra A54.

Melhor preço hoje: Galaxy A54👇

Galaxy A55 - Teste em jogos pesados // RODA LISO

CarX Street: Galaxy A55 (38 FPS) | Galaxy A54 (27 FPS)

Começamos com o jogo de corrida CarX Street. Os gráficos estão no médio, desfoque de movimento desligado e sem limite de FPS.

O CarX Street é simplesmente o jogo de corrida mais pesado e mal optimizado da Playstore, e é por isso que a gente testa ele. Se os celulares mais potentes já sofrem para rodar em 50, 60 frames, imagina só o que resta para esses intermediários aqui. O Galaxy A55 conseguiu 38 frames de média com 83% de estabilidade. Não é bom de jogar assim, mas com certeza é mais fluido que jogar no A54, que ficou com 27 frames de média.

A autonomia também aumentou, 4 horas do Galaxy A55 contra 3 horas do antecessor, mas mesmo assim eu diminuiria os gráficos do médio para o baixo. Nesses jogos de corrida, quanto mais FPS, maior a sensação de velocidade na tela.

⚠️Selo Roda ⚠️ para o Galaxy A55 no CarX Street

❌Selo Não Roda ❌ para o Galaxy A54 no CarX Street

Call of Duty Mobile: Galaxy A55 (60 FPS) | Galaxy A54 (40 FPS)

Em todos os intermediários, no COD Mobile a gente coloca os gráficos no médio e taxa de quadros no máximo.

O modo battle royale exige bem mais do celular que o modo multiplayer, então é esse que a gente testa. O Galaxy A55 conseguiu cravar 60 frames de média com 97% de estabilidade - um resultado bem superior ao do Galaxy A54, que ficou preso nos 40 frames com 99% de estabilidade.

É legal ver a linha intermediária da Samsung finalmente alcançando os tão sonhados 60 frames no COD, tanto no multiplayer, quanto no battle royale.

Selo Roda Liso para o Galaxy A55 no COD Mobile, mas esse jogo é facinho de rodar. Como será que ele se sai no Warzone?

✅Selo Roda Liso ✅ para o Galaxy A55 no COD: Mobile

⚠️Selo Roda ⚠️ para o Galaxy A54 no COD: Mobile

Call of Duty Warzone: Galaxy A55 (38 FPS)

Agora o bicho pega. Warzone com qualidade visual no "Médio", optimizado para alta taxa de quadros e sem limite no FPS.

Dentro das áreas internas, o A55 até consegue pegar uns 40, 50 frames, mas quando a gente sai para a rua e começa o tiroteio, o desempenho do celular cai muito. Em toda a gameplay, no Galaxy A55 foram 38 frames de média com 78% de estabilidade e uma autonomia de 3 horas.

Já que Warzone é um título lançado recentemente, ainda não tivemos a oportunidade de testar esse jogo no Galaxy A54.

⚠️Selo Roda ⚠️ para o Galaxy A55 no COD: Warzone

Free Fire: Galaxy A55 (60 FPS) | Galaxy A54 (60 FPS)

No Free Fire a gente testou ambos os celulares com os gráficos no modo Padrão e o modo Alto FPS ligado.

Eu sei que parece bobagem testar Free Fire, mas eu quero lembrar vocês que a duas gerações atrás, o Galaxy A53 conseguiu a proeza de receber um "selo Não Roda" nesse jogo. Felizmente, a Samsung se resolveu com a Garena e agora temos um desempenho exemplar em ambos os smartphones, 60 frames com boa estabilidade. A única melhora que temos aqui foi que o A54 conseguiu uns 40 minutos a mais de autonomia.

✅Selo Roda Liso ✅ para o Galaxy A55 no Free Fire

✅Selo Roda Liso ✅ para o Galaxy A54 no Free Fire

Diablo Immortal: Galaxy A55 (30 FPS) | Galaxy A54 (59 FPS)

No Diablo Immortal eu fiz com de costume, deixei tudo no médio, o problema é que o A55 não liberou a opção de 60 quadros. Exatamente, apareceu uma mensagem dizendo que "essa opção não está disponível na versão alfa interna".

Esse é um dos grandes problemas com os jogos mobile: dependendo de qual celular você esteja jogando, mesmo tendo um processador potente,, o game pode simplesmente capar a framerate. Aí temos de recorrer a programinhas de terceiros, o que eu honestamente acho muito chato de ficar fazendo, principalmente quando esses programas param de funcionar, como é o caso do GFX Tools, que continua bugado no Android 14.

Infelizmente, com 30 frames, o Galaxy A55 vai ficar com o Selo Roda no Diablo Immortal.

⚠️Selo Roda ⚠️ para o Galaxy A55 no Diablo Immortal

✅Selo Roda Liso ✅ para o Galaxy A54 no Diablo Immortal

Mortal Kombat: Galaxy A55 (71 FPS) | Galaxy A54 (82 FPS)

Mas a gente pode sempre contar com o Mortal Kombat para aliviar a barra, não é mesmo? Lembrando que nesse game não é a gente que controla a configuração gráfica, mas sim o próprio jogo configura para o aparelho e não tem como trocar. Aqui ambos rodam bem, com o A55 atingindo 71 frames de média com 99% de estabilidade. Já o Galaxy A54 alcançou uma framerate média maior, 82 frames, mas a custo de gastar mais bateria.

Aqui é outro caso onde o celular do ano passado teve mais performance, mas ambos ficam com o Selo Roda Competitivo.

💎Selo Roda Competitivo💎 para o Galaxy A55 no Mortal Kombat

💎Selo Roda Competitivo💎 para o Galaxy A54 no Mortal Kombat

Genshin Impact: Galaxy A55 (45 FPS) | Galaxy A54 (27 FPS)

No Genshin nós jogamos com os gráficos que vocês estão vendo na tela - tudo no médio e com a opção de FPS em 60.

Finalmente um jogo onde o Galaxy A55 sai muito melhor que o antecessor. Foram 45 frames de média com 91% de estabilidade, o suficiente para receber um selo roda liso aqui no canal. Já o Galaxy A54 passa um sufoco enorme nesse jogo, pegando média de 27 FPS com 67% de estabilidade. É interessante ver que, mesmo com o celular novo atingindo quase 20 frames a mais, os números de autonomia ficaram os mesmos, quase 3 horas de jogatina em ambos os aparelhos.

✅Selo Roda Liso✅ para o Galaxy A55 no Genshin Impact

❌Selo Não Roda ❌ para o Galaxy A54 no Genshin Impact

Fortnite: Galaxy A55 (30 FPS) | Galaxy A54 (54 FPS)

No Fortnite a predefinição de qualidade ficou no médio e a taxa de quadros em 60, padrão para todos os celulares intermediários que testamos no canal.

Vou falar para vocês que aquele resultado no Genshin me animou um pouco, mas o Fortnite me trouxe de volta para a realidade. O Galaxy A55 simplesmente não é um celular gamer - olhem só esse resultado no Fortnite, foram 30 frames de média, mas com uma estabilidade horrível, caindo para 20, 16, até 12 frames em alguns momentos. Não tem como jogar Battle Royale assim, as travadas inconsistentes atrapalham muito. Engraçado que no Galaxy A54 o resultado foi completamente diferente, aquele celular conseguiu atingir 54 frames de média e manter a estabilidade, caindo só até os 40 frames.

❌Selo Não Roda ❌ para o Galaxy A55 no Fortnite

✅Selo Roda Liso✅ para o Galaxy A54 no Fortnite

Honkai: Star Rail: Galaxy A55 (46 FPS)

No Honkai eu coloquei os gráficos no preset Médio e FPS em 60. Esse é outro título que ainda não testamos no A54, então temos apenas os dados do novo celular.

O Galaxy A55 até que conseguiu bons números, foram 46 frames de média com 91% de estabilidade, mas o celular apresenta sim uma travadas quando você usa os golpes pela primeira vez no começo da luta. Mesmo sendo um jogo de turno, vamos combinar que ainda é feio ficar travando as animações.

Outro número interessante é a autonomia - apenas 2 horas e 25 minutos. Isso significa que o celular está se esforçando ao máximo, dando tudo que ele consegue, para entregar uma performance razoável.

✅Selo Roda Liso✅ para o Galaxy A55 no Honkai

Tower of Fantasy: Galaxy A55 (52 FPS) | Galaxy A54 (66FPS)

Chegamos no Tower of Fantasy, com gráficos no modo Equilibrado, resolução HD e FPS desbloqueado aos 90.

Apesar desse jogo ser parecido com Genshin em seu estilo gráfico e jogabilidade, o resultado foi o oposto do que a gente viu no Genshin. Aqui, o A55 ficou com 52 frames de média com 85% de estabilidade. É um resultado bom, recebe o Selo Roda Liso, mas me preocupa ele ficar novamente abaixo do Galaxy A54, que conseguiu manter 66 frames de média com 84% de estabilidade. A estabilidade pode ser a mesma mas a autonomia não, o A55 conseguiu duas horas a mais de jogatina no Tower of Fantasy, o que leva a crer que o celular tem potencial, mas não liberou no jogo.

Será que ele está cortando a performance por causa das altas temperaturas? Ainda mais que o Galaxy A54? Vamos descobrir isso agora.

✅Selo Roda Liso para o Galaxy A55 no Honkai

✅Selo Roda Liso para o Galaxy A54 no Honkai

Teste de Temperatura - O Samsung Galaxy A55 esquenta?

Uma das coisas que mais limita a performance do celular nos jogos é a temperatura. Todo celular esquenta, mas uns esquentam bem mais do que outros, por isso a gente joga COD Mobile por uma hora no modo multiplayer e com gráficos no máximo. Fizemos esse exato mesmo teste no Galaxy A54 ano passado e agora vamos fazer no A55.

Samsung Galaxy A54 Samsung Galaxy A55
Temperatura Inicial 26 ºC 26 ºC
Temperatura Final 44 ºC 38 ºC
Bateria drenada 15% 16%

Antes de jogar, os celulares estavam parados, em 26 Cº, um pouquinho acima da temperatura ambiente do estúdio. Depois de uma hora de COD, jogando várias partidas seguidas, o Galaxy A55 foi para 38 ºC e gastou 16% de bateria.

Já o Galaxy A54 do ano passado foi de 26 ºC para 44 Cº e perdeu 15% de bateria. Parece pouca diferença - 38 graus contra 44, mas pessoalmente, o Galaxy A54 é muito mais desconfortável de segurar enquanto jogamos.

Esse resultado responde todas as nossas questões desse Roda Liso: o Galaxy A55 não está superaquecendo, ele está frio demais. A Samsung viu todo mundo reclamar da temperatura do A54 em 2023 e simplesmente limitou a performance no novo lançamento. Agora jogamos com o celular morno, mas a performance ficou limitada em praticamente todos os jogos.

Conclusão - Galaxy A55 é bom para jogar?

Os celulares da linha intermediária da Samsung estão entre os que mais vendem, não só no mercado brasileiro, mas no mundo todo. Aqui no Roda Liso a gente viu um grande salto de performance do Galaxy A53 para o A54, mas isso infelizmente não se repetiu esse ano.

A realidade é que tivemos resultados bem inconsistentes com esse aparelho - em alguns jogos, como Genshin Impact e CarX Street, ele se saiu muito bem, rodando com framerate alta, mas em títulos como Fortnite e Warzone, ficou praticamente injogável de tão travado.

No quesito jogos, a maior parte das pessoas que compra esse celular só vai abrir o Candy Crush, então para esse e outros títulos leves, até mesmo um Asphalt 9, vai funcionar de boa. Mas se você é igual a gente e curte jogar no celular, faz mais sentido virar os olhos para aparelhos focados nisso, como o POCO X6 Pro e POCO F5, que recentemente fizemos um comparativo com gráficos no máximo. Tem também o POCO X6, que vai ser o próximo celular a ser testado depois desse aqui.

Deixe um comentário aqui no site com a sua opinião sobre o desempenho desse celular. Eu, pessoalmente, esperava mais, mas pelo menos ele esquenta menos que o Galaxy A54.