Na Playstore a gente tem milhares de opções de jogos diferentes, e, sendo bem sincero, a maioria não presta. Pensando nisso, a gente decidiu fazer algo diferente aqui no Roda Liso, uma espécie de conteúdo extra na semana: Ao invés de testarmos os melhores celulares, hoje vamos ir atrás dos melhores jogos para celulares. A categoria de hoje é jogos de CORRIDA!

Celulares Testados

Realme C55

Realme C55. Fonte: Oficina da Net
Realme C55. Fonte: Oficina da Net

Vamos utilizar dois celulares nos testes, o primeiro é de entrada e apareceu aqui bem recentemente, o lançamento Realme C55. Ele tem um processador MediaTek Helio G88, 8 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento e uma bateria de 5000 mAh de capacidade. Já na tela, temos um display LCD IPS de 6.72 polegadas. É uma tela grande com resolução Full HD e 90 Hz na taxa de atualização. Já que o Realme C55 é um celular de entrada, vamos jogar nele com os gráficos no baixo. Confira aqui o Roda Liso completo do Realme C55.

POCO X4 GT

Poco X4 GT. Fonte: Oficina da Net
Poco X4 GT. Fonte: Oficina da Net

O outro celular que vamos usar é o rei dos intermediários, ninguém mais, ninguém menos, que o Poco X4 GT. Ele foi lançado na metade de 2022, com processador Dimensity 8100 também da Mediatek, 8 GB de memória e 128 GB de armazenamento. Na tela também temos um IPS de 6.6 polegadas em FULL HD, a diferença é que a tela desse POCO tem uma taxa de atualização de incríveis 144 Hz. A bateria dele tem 5080 mAh de capacidade e carrega super rápido. A gente classifica o Poco X4 GT como um intermediário, então a gente vai jogar com os gráficos no alto. Confira aqui o Roda liso completo do Poco X4 GT.

Top 5 jogos de CORRIDA para Android

Asphalt 9

Ah, o bom e velho Asphalt 9, joguinho que está com a gente desde o começo do Roda Liso!

Eu não tenho certeza, mas esse aqui é provavelmente o jogo mobile de corrida mais jogado no mundo. Já tá a alguns anos dominando esse mercado, e não é atoa: os gráficos do Asphalt impressionam muito, e mesmo quando as coisas estão explodindo pela tela, a performance continua boa. A gameplay é bem divertida também, principalmente quando você desbloqueia os carros mais rápidos, a coisa fica frenética.

O progresso é bem parecido com os outros jogos dessa lista, você vai correndo, economizando dinheiro, comprando partes para upgradear o carro e por aí vai.

Uma realidade é que Asphalt tem bem menos customização que os outros jogos dessa lista, então se a sua intenção é pintar o carro, customizar bodykit, colocar adesivos, enfim, deixar o carro do seu jeito, tem jogos melhores para isso.

Uma das maiores reclamações do jogo é que Asphalt é muito pay-to-win, você paga para vencer. Quem investe dinheiro real no jogo tem muita vantagem e acaba vencendo todo mundo nas corridas multiplayers.

Asphalt 9
Asphalt 9: Legends. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso

Aqui a gente jogou no POCO F4 GT com os gráficos na qualidade Alta. Ele pegou 60 frames de média e 90% de estabilidade. O Realme C55, no modo Desempenho, travou em 30 frames, mas pelo menos a estabilidade ficou ótima, em 100%. A gente recentemente tirou o Asphalt dos testes e colocou o CarX Street, já que hoje em dia todo celular consegue rodar Asphalt 9 de boa, então não faz sentido ficar testando sempre. Mesmo assim, ele ser um jogo bonito e bem optimizado é um baita ponto positivo.

Pontos positivos:

✅Modo carreira é consistente;

✅Os melhores gráficos;

✅Ótima gameplay arcade;

Pontos negativos:

❌Demora MUITO para desbloquear novos carros;

❌Muitas microtransações, pay-to-win.

CarX Street

A gente colocou esse jogo aqui, o CarX Street para substituir o Asphalt 9 no nosso teste de desempenho. Pensa num joguinho difícil de rodar! Se você, como eu, achou os gráficos de Asphalt bonitos, dá só uma olhada nesse aqui. Está parecendo um jogo de PC.

O gráfico não foi o único aspecto desse jogo que me surpreendeu: a jogabilidade excelente, progressão e customização dos carros são características bem fortes desse jogo.

A progressão e customização me lembraram muito aos Need for Speed antigos, como o Underground 2 e o Most Wanted, onde a gente começa com um carro comum e vai tunando ele, comprando upgrades de peças, até ficar muito mais rápido.

No CarX Street você vai economizando dinheiro, vencendo corridas, aos poucos você compra um carro um pouquinho melhor, continua vencendo corridas, e assim vai indo até chegar nos Porsche e Lamborghini.

A gente tem três modos de controlar o carro: o padrão, que é clicando na tela para virar, acelerar, freiar, nitro, etc. O segundo modo que é bem parecido com o primeiro, mas ao invés de botões temos um volante, nesse aqui você segura o dedo para virar como se fosse uma direção mesmo. E o terceiro é o acelerômetro, onde você precisa girar o próprio celular para virar o carro.

Eu preferi usar o primeiro modo, com os botões na tela mesmo, é a forma que eu estou mais acostumado a jogar.

Outra parte que eu gostei muito é a interface. Diferente de alguns jogos dessa lista, no CarX Street você não tem mensagens pulando na sua cara o tempo todo te mandando gastar dinheiro real no jogo. Você consegue jogar de boa sem ser incomodado.

CarX Street. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso
CarX Street. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso

O Poco X4 GT, com os gráficos no talo, ficou com média de 29 FPS e estabilidade em 95%. Já o Realme C55 ficou travadão, com média de 15 frames e estabilidade em 70%, mesmo com os gráficos no mais baixo. É, esse joguinho não tem dó nem piedade com os celulares de entrada.

Pontos positivos:

✅Gráficos lindos;

✅Interface limpa;

✅Progressão interessante;

✅Ótima jogabilidade;

✅Customização gigante;

Pontos negativos:

❌Muito pesado e mal optimizado (não vai rodar bem em todos os celulares);

❌Precisa jogar várias horas por dia para conseguir dinheiro e comprar coisas (grind).

ACE RACER

Esse jogo aqui foi uma sugestão do nosso inscrito, o Douglas Rodrigues. Ele comentou pedindo para a gente testar aqui o novo jogo da NetEase, o Ace Racer.

É um jogo de corrida asiático bem casual: o carro acelera sozinho, a gente controla a direção, o drift e as habilidades especiais de cada carro. O jogo tem toda aquela estética de MMO asiático, com bastante customização de personagem e carros anime. Uma pena que quase tudo é pago, e os preços são bem altos.

Os gráficos dele não são lá tão bonitos quanto os do Asphalt 9 e CarX Street, mas em compensação, o jogo é mais leve e fácil de rodar.

Temos um sistema de corridas ranqueadas, se você for daqueles jogadores competitivos. Eu não cheguei ainda no nível necessário para participar já que eu comecei a jogar à pouco tempo, mas pelo que eu pesquisei, são 3 contra 3, e cada membro do time corre com uma categoria de carro diferente: Racer, interceptador e suporte. Se um membro do time vencer, todos vencem, então a moral do jogo é fazer de tudo para manter o Racer do seu time na frente.

Ace Racer. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso
Ace Racer. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso

No Poco X4 GT a gente jogou com tudo no Ultra e atingimos média de 59 frames com estabilidade em 80%. Já com o Realme C55 jogamos no low. Ele pegou 44 FPS de média e estabilidade em 91%. Ace Racer não é um jogo leve, mas pelo menos a gente tem essa opção de diminuir qualidade gráfica e jogar com mais frames.

Pontos positivos:

✅Gráficos lindos;

✅Jogabilidade divertida;

✅É possível logar sem criar conta e skipar o tutorial;

✅Multiplayer competitivo;

Pontos negativos:

❌Interface poluída;

❌Quase todas as roupas e carros são pagos com dinheiro real.

Real Racing 3

Eu resolvi incluir o Real Racing 3 na lista para o pessoal que não curte muito essa pegada de jogos arcade e prefere algo mais voltado para o realismo. Claro que a gente não tem aqui um "simulador" de corrida, mas vou te falar que chega bem próximo disso.

Temos carros reais licenciados de marcas famosas e também pistas que imitam as do mundo real.

A interface me lembrou bastante o Forza e outros jogos de corrida, o que é bem legal e intuitivo de navegar.

Já que o foco é o realismo, tem uma variedade enorme de controles, você joga do jeito que quiser. O editor vai botar aí na tela a parte das configurações de controle do jogo para vocês terem uma ideia.

Confesso que eu não cheguei a jogar muito esse aqui, mas o que eu percebi logo de cara é que no Real Racing 3 você precisa ser bom de verdade, tem que realmente VENCER a corrida para progredir na carreira. Ou seja, eu não consegui desbloquear quase nada.

E nem pense em pagar dinheiro real pelos carros, o preço varia de 15 reais a até 150 reais por UM carro, o que não faz nenhum sentido, na minha opinião.

Real Racing 3. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso
Real Racing 3. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso

O Real Racing 3 só tem uma qualidade gráfica, e ambos os celulares saíram muito bem na performance. O Poco X4 GT bateu 59 frames com 76% de estabilidade. Já o Realme C55 conseguiu gabaritar 60 frames com 100% de estabilidade. Independente do celular que você use, esse joguinho vai rodar muito bem.

Pontos positivos:

✅Jogo tenta ser realista (raridade nos jogos de corrida);

✅Bastante foco no multiplayer (jogue com seus amigos);

✅Gráficos bonitos;

✅Customização boa;

Pontos negativos:

❌Tudo caro, pay-to-win;

❌Tem menos conteúdo que os outros jogos da lista.

NEED FOR SPEED No Limits

Por último, temos o jogo mais "completinho" da lista, o Need for Speed No Limits. Eu nem consegui encontrar a data de lançamento dele, mas já faz bastante tempo. Esse jogo vem recebendo várias atualizações conforme os anos vão passando, com carros novos e eventos. Então é bom saber que, apesar da idade, a EA não esqueceu desse jogo e continua mantendo tudo atualizado.

Apesar dos gráficos estarem já ultrapassados, não dá para dizer que é um jogo feio. A gameplay é bem divertida também, mas o que mais me incomodou foi o fato das corridas terminarem em tipo, 30 segundos. É um jogo de corrida, pow, deixa eu correr com carro.

Eu gostei muito de ver a quantidade de carros licenciados - tem vários carros famosos aí que você vai reconhecer. A garagem fica bem impressionante quando você decide colecionar.

Mas esse aqui é outro jogo "freemium". Sim, é de graça, mas tudo é muito demorado para desbloquear e você precisa jogar horas e horas para progredir no jogo. Se você é daqueles que curte jogar o dia todo, esse pode ser até um ponto positivo no game, mas se você é como eu, e joga vários jogos diferentes, vai acabar sempre com o mesmo carro.

O multiplayer não é igual aos outros jogos da lista, você joga contra o fantasma dos outros players, então é mais uma corrida tentando conseguir um tempo melhor que os outros. Por um lado, essa forma de multiplayer é boa, já que não tem lag. Por outro lado, não é bem um multiplayer de verdade.

Need for Speed: No Limits. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso
Need for Speed: No Limits. Fonte: Oficina da Net/Roda Liso

O Need é outro jogo que a gente não consegue mudar os gráficos. O Poco X4 GT liberou a performance até 72 frames de média com 89% de estabilidade. O Realme não foi tão bem, travou em 30 frames com 96% de performance. O ideal seria ele liberar mais que 30, já que é um jogo de corrida, mas não podemos esperar muito de um celular de entrada.

Pontos positivos:

✅ Interface limpa;

✅Progressão consistente;

✅Boa gameplay;

✅Ótima customização.

Pontos negativos:

❌Precisa jogar várias horas por dia para conseguir dinheiro e comprar coisas (grind).

❌Gráficos já não são lá essas coisas.