Recentemente, a Anatel divulgou o bloqueio dos famosos celulares "xing-ling", o que gerou bastante preocupação entre os usuários, já que muitos possuem aparelhos desse tipo. A notícia da vez é que o órgão decidiu prorrogar o prazo de funcionamento de tais aparelhos, o que traz um alento para muita gente.

O adiamento é resultado de um pedido das operadoras. De acordo com a Anatel, é necessário um prazo maior para ajustar os sistemas, principalmente se levado em consideração que o número de dispositivos que deverão ser bloqueados é muito alto.

A operação, que iniciou com notificações em SMS a partir de 30 de junho e com bloqueio inicial marcado para 15 de setembro, foi remarcado para 28 de novembro.

Bloqueio de celulares piratas
Bloqueio de celulares piratas

Vale mencionar que são caracterizados como aparelhos irregulares todos aqueles que não contam com número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis.

Isso significa que aparelhos que são cópias de modelos disponibilizados no mercado ou que não possuem qualquer tipo de certificação reconhecida, serão barrados.

Para quem possui um smartphone adquirido no exterior, das marcas Xiaomi, OnePlus e Oppo, por exemplo, podem ficar tranquilos, mesmo que tais unidades não tenham sido homologadas pela Anatel, elas contam com IMEI válido, isso significa que não são considerados aparelhos piratas.