Temos em mãos um mouse lançamento aqui no Brasil, o Pulsefire Haste Wireless da HyperX. Ele preenche um vácuo no mercado de mouses gamers sem fio, situado em preço entre os populares da Logitech, G305 e G PRO X Superlight. Será que consegue preencher o espaço de melhor mouse gamer sem fio custo benefício para comprar aqui no Brasil?

Construção Externa e Design

A primeira impressão que tive do Haste foi ótima: o acabamento branco é aderente, não deixa marcas de dedo e é confortável de manusear. Apesar do mouse possuir construção do tipo "honeycomb", os furos não prejudicam a estrutura física do mouse - quando aplicamos força nas laterais ou na parte superior, o mouse não cede ou entorta.

Outro indicativo da qualidade da construção é a ausência de sons quando chacoalhamos o mouse. Significa que os componentes internos estão bem encaixados e sem folga.

Além de não deixar marcas de dedos, o acabamento aderente lida bem com o suor das mãos, mas caso você tenha problemas com deslizes, pode experimentar as Grip Tapes inclusas na caixa do mouse.

Grip Tapes
Grip Tapes e pés extras acompanham na caixa. Fonte: Oficina da Net

A estrutura inferior do Haste mantém o padrão honeycomb. Aqui encontramos um interruptor para ligar e desligar o mouse e também um slot de fácil acesso para guardar o dongle USB 2.4 Ghz.

Visão inferior do mouse. Fonte: Oficina da Net
Visão inferior do mouse. Fonte: Oficina da Net

Uma boa notícia é que o mouse possui classificação IP-53 contra poeira e respingos d'água, o que deve ajudar bastante com o suor das mãos ou caso você derrube uma bebida em cima do aparelho durante uma jogatina intensa. Claro que nesse último caso você precisa desligar o aparelho imediamente e limpá-lo, mas a proteção ao menos impede que o mouse seja destruído imediatamente.

Pegadas

O mouse tem o formato simétrico (pode ser usado tanto por destros quanto canhotos). A sensação de pegada é bem similar a um Logitech G PRO X, já que os dois possuem praticamente o mesmo formato. É um shape "universal" - fica bom em quase todas as mãos e pegadas. Claro que isso esse é um fator muito pessoal, e algumas pessoas demoram até encontrar um mouse com formato agradável, mas eu diria que o shape do Haste é uma escolha bem segura.

Com o tamanho de 124 x 67 38 mm, o Haste Wireless pode ser considerado um mouse tamanho "normal". Não chega a ser grande como um G502, mas também não é pequeno como o Viper Mini. Assim como no Superlight, todas as pegadas ficam confortáveis, com excessão de Palm Grip para mãos pequenas.

.
Compare formatos de mouses populares em EloShapes

Conexões

O Haste Wireless não tem bluetooth, a conexão sem fio é feita através de um dongle USB 2.4 GHz. Podemos também utilizá-lo de forma cabeada, através da conexão USB-C.

Não enfrentei problemas de interferência/perda de rastreio utilizando o mouse pelo dongle, mesmo à uma distãncia de mais de um metro do computador. Caso você encontre problemas, pode usar o extensor providenciado na caixa.

Cliques

É minha primeira vez experimentando os switches TTC Gold 80 milhões que estão presentes nos botões primários do Haste. Fiquei bem surpreso com o quão limpo e responsivo eles são. No quesito sensação ao clicar, temos uma experiência igual ou superior aos melhores mouses testados aqui no site.

.
Visão superior do mouse. Fonte: Oficina da Net

Os cliques apresentam absolutamente nenhum pré-travel (distância que o botão desce até ser acionado) e o mínimo de post-travel (distância que o botão desce após ser acionado), o que é um ótimo resultado.

Já nos botões extras temos três, num conjunto bem padrão: dois na lateral esquerda do mouse e um seletor de DPI. Os botões laterais estão perfeitamente encaixados na carcaça do mouse - não ficam frouxos nem emitem ruído quando arrastamos o dedo por cima.

.
Visão lateral do mouse. Fonte: Oficina da Net

Os switches laterais são genéricos da Kailh (carcaça cinza com ponto vermelho). Diferente do que acontece com o Logitech G305 e Pulsefire Raid, eu não aciono acidentalmente os botões laterais desse mouse. Isso significa que eles estão bem posicionados para a minha pegada, mas isso varia de usuário para usuário.

Pés

Mais um ponto positivo para o Pulsefire Haste, os feets são feitos de PTFE de ótima qualidade. Os feets do Pulsefire Haste são feitos de PTFE 100% virgem. Temos quatro - um em cada canto do mouse. Em todos os três mousepads que eu utilizei, o Haste deslizou lindamente. Caso você danifique os pés de alguma forma, pode substituí-los com os extras que acompanham na caixa

Iluminação

Mas e o RGB? Temos apenas um pontinho de iluminação, que fica na rodinha do Scroll. Aqui é questão de gosto, mas eu preferi simplesmente desligá-lo. Além de economizar bateria, a ausência de RGB combina com a estética do Mouse.

.
A iluminação é simples e básica. Fonte: Oficina da Net

Podemos configurar a iluminação no software NGENUITY da HyperX baixado pela Microsoft Store.

Cabo

Mesmo sendo um mouse wireless, a HyperX não economizou no cabo. É daqueles USB-C revestidos de tecido - ótima qualidade. Já que não temos suporte para doca de carregamento no Haste, em algum momento você terá de utilizar o mouse cabeado para recarregar a bateria. A sensação de usar o Haste cabeado é a mesma sensação que sem fio, nada a reclamar aqui.

Scroll-Wheel

A rolagem do mouse é um aspecto frequentemente negligenciado na maioria das análises de mouse, mas não deveria ser, já que um encoder de baixa qualidade ou uma roda mal encaixada podem arruinar toda a experiência de uso do mouse.

Alguns preferem rodas de rolagem táteis e barulhentas, como a do Logitech G502, já outros optam por uma rolagem mais suave e silenciosa, como a do Razer Viper Mini. A scroll-wheel do Pulsefire Haste é bem suave e silenciosa, mas pouco tátil. Eu curto bastante esse tipo de rolagem, mas alguns usuários preferem uma sensação mais mêcanica e barulhenta.

Sensor

O Haste Wireless utiliza o sensor PAW3335 da Pixart, mesmo sensor utilizado no Pulsefire Raid que testamos e em outros mouses da HyperX.

A sensibilidade pode ser configurada com o mínimo de 200 DPI e máximo de 16.000. Eu utilizei durante a maior parte dos testes o DPI em 1.200 durante tarefas cotidianas e 800 nos jogos. De início estranhei um pouco a implementação do sensor - é diferente do meu mouse principal, o Darmoshark M3, mas não demorei a me acostumar com Haste.

HyperX Pulsefire Haste Wireless. Fonte: Oficina da Net
HyperX Pulsefire Haste Wireless. Fonte: Oficina da Net

Diferente de outros componentes tecnológicos, é difícil notar diferenças em sensores de mouses. Mesmo sendo fabricado à vários anos atrás, o PAW3335 continua extremamente capaz de providenciar um excelente rastreio.

Software

Para checar bateria, configurar botões, ajustes de novos perfis de DPI e mais, temos de baixar o software Ngenuity, da HyperX. Podemos encontrá-lo na Microsoft Store.

No canto superior direito podemos checar a quantidade de bateria do celular e alterar o brilho do RGB. Na aba Options, podemos alterar a Polling Rate do mouse de 125Hz até 1000Hz. Eu o mantive no padrão, 1000Hz, durante toda a análise.

.
Software Ngenuity. Fonte: Oficina da Net

Também podemos alterar o Lift-off Distance (LOD) que é a altura que o mouse para de registrar. Tem dois perfis, Low (um milimetro) e High (dois milimetros). O padrão é Low, muito útil para quem joga FPS com DPI baixo. Se você estiver tendo problemas de rastreio em seu mousepad, aumentar o Lod para High pode ajudar.

.
Software Ngenuity. Fonte: Oficina da Net

Podemos remapear e atribuir funções novas ao click do scroll e os três botões extras do mouse, incluindo o botão de DPI. Eu gosto de atribuir a função multimidia aos botões, sendo o de DPI pausar/reproduzir musica, o lateral 1 aumentar volume e lateral 2 diminuir volume. Já que escuto bastante música, essa configuração me agrada bastante.

Após todas as modificações, clique em "Save to Mouse" para salvar as configurações na memória interna do mouse. Você pode até desinstalar o software depois disso, se quiser.

Conclusão / Vale a pena comprar?

Se você está procurando um mouse ultra-leve, com estilo honeycomb, sem fio, cliques excelentes, scroll macio e pouco táctil e um ótimo deslize, não existe custo-benefício melhor que o Pulsefire Haste Wireless. Recomendo a compra dele aqui no Brasil à partir dos R$ 369.

Eu diria que esse é o mouse perfeito para quem deseja ter a experiência de utilizar um mouse competitivo ultra-leve, mas não curte importar produtos da China.
HyperX Pulsefire Haste Wireless
9.0
Prós
  • Sensor bem implementado;
  • Ultra leve, 62 gramas;
  • Sem fio;
  • Bateria dura vários dias;
  • Cliques responsivos;
  • Ótima construção externa;
  • Pés extras e grip tape acompanham na caixa;
  • Preço.
Contras
  • Visual furado "honeycomb" pode não agradar

Concorrentes:

Temos poucas opções de mouses gamer sem fio disponíveis para comprar aqui no Brasil: Exsite o popular Logitech G305, versão sem fio do G203. É um mouse extremamente básico, a pilha e tem switches Omrom 20 milhões, famosos por problemas de double-click. Eu só recomendo a compra do G305 quando estiver custando menos R$200, preço que paguei pelo meu.

.
Logitech G305 e HyperX Pulsefire Haste Wireless. Fonte: Oficina da Net

Outra opção é o mouse Basilisk X Hyperspeed da Razer. Ainda não tive a oportunidade de analisar esse mouse pessoalmente, mas pelas especificações e conferindo outras análises, apesar de parecer ser um bom mouse, não compete diretamente com o Haste, já que ambos possuem propósitos diferentes: o shape do Razer é ergonômico e o mouse é extremamente pesado, aproximadamente 110g com a pilha inclusa. Quase o dobro do Haste, que é um mouse simétrico, ultra-leve e com bateria recarregável.

Por último, temos o real concorrente do Haste, que é o Razer Viper Ultimate, a versão sem fio do Viper. É um mouse considerado como topo de linha da Razer, logo, o seu preço é alto, mas a qualidade da construção e componentes acompanham o preço. O Viper não possui furos honeycomb e pesa cerca de 10g a mais que o Haste, mas tem um sensor considerado como superior ao PAW3335 e switches ópticos. No final, é questão de preferência - ambos os mouses são capazes de providenciar pegada, cliques e rastreio competitivo.

Se você não curte comprar periféricos no Aliexpress e prefere comprar tudo direto no Brasil, o Haste é uma excelente opção. Performa igual ou melhor que mouses que custam o dobro do preço. O maior ponto negativo do Haste é o visual honeycomb, que na minha opinião, já está ultrapassado. Mas isso é questão de gosto pessoal.