A Samsung entra no mercado com uma categoria nova de produto: um Smart monitor!

É basicamente uma Smart TV, mas com apenas 24 polegadas, painel IPS, resolução FULL HD, uma base de monitor simples e furações vesa 100 por 100. A TV usa o sistema operacional baseado em Linux, o Tizen - o mesmo utilizado em grande parte dos produtos "smart" da Samsung.

  • Tela: IPS
  • Tamanho: 24 Polegadas
  • Resolução: FULLHD (1920x1080)
  • Frequência: 60Hz
  • Tempo de resposta: 14ms
  • Sync: Não possui
  • Contraste: 1000:1
  • Conectividade: Bluetooth (BT4.2), 2x HDMI 2.0, 1x USB 3.0 e WiFi5
  • Dimensões: 539.2 x 326.0 x 39.4 mm
  • VESA: 100x100
  • Peso: 2.9 Kg

Smart Monitor Samsung M5 24 - Veja aqui a ficha técnica completa

O objetivo principal do Smart Monitor é uma transição suave entre trabalho e lazer. Podendo ser utilizado para homem office e depois maratonar séries. A questão é que toda Smart TV já faz isso - você só precisa de um cabo HDMI. Testei todas as funções que o Smart Monitor apresenta e te digo se vale ou não a pena comprar essa tela!

Construção Externa e Design

Não tenho muito o que escrever sobre, pois a construção externa e o design do Smart Monitor são bem simples: Temos um festival de plástico - como era de se esperar nessa faixa de preço. Uma base levissima apenas para "quebrar o galho" com ajuste de inclinação (tilt) e é isso. Então já sabe, uma base articulada vem muito a calhar aqui.

Pelo menos temos uma
Pelo menos temos uma 'orelhinha' para facilitar no manuseio de cabos.

Já o maior ponto positivo do design são as bordas finas. A tela chega até o final do frame, com uma bordinha preta minúscula. Isso dá um aspecto exepcionalmente premium ao produto, e não posso estressar isso o suficiente. Estou acostumado a analisar monitores gamers com bordas grossas, então fiquei surpreso com a finura das bordas deste modelo aqui. Show de bola.

As bordas finas dão um aspecto bem premium ao produto
As bordas finas dão um aspecto bem premium ao produto

Conexões

Por incrível que pareça, temos apenas uma entrada USB no Smart Monitor. Se você estiver planejando utilizar as funções remotas como Easy Connection ou trabalhar sem um computador ou notebook presente, terá de utilizar periféricos com conexão bluetooth, ou comprar um hub USB. Não entendi essa decisão da Samsung de colocar uma mísera entrada USB num periférico cujo principal ponto de venda é a versatilidade. Hoje em dia, tudo que é periférico utiliza entrada USB, até mesmo periféricos wireless, como o headset G435 e o mouse rosinha da Dareu que fizemos review anteriormente.

Duas entradas HDMI, a USB fica na parte superior do monitor
Duas entradas HDMI, a USB fica na parte superior do monitor

Samsung Dex

Tentei usar o Samsung Dex para conectar meu celular na TV, mas apesar de ser um celular da marca, não é um dos modelos compatíveis com o sistema.

Depois disso, utilizei o nosso Samsung Fold aqui do escritório. O sistema de compartilhamento de tela sem fio funciona bem. Obviamente, com delay, mas é usável.

Mouse conectado via Usb. Teclado conectado na TV via Bluetooth. Utilizando o celular na Smart TV sem fio através do Samsung Dex. Que bagunça, não? Mas funciona!
Mouse conectado via USB na TV, teclado conectado na via Bluetooth na TV, utilizando o celular sem fio através do Samsung Dex. Que bagunça, não? Mas funciona!

Os aparelhos compatíveis com esse sistema são os seguintes: Galaxy S9, S10, S20, S21, Note8, Note9, Note10, Note 20, Z Fold series, Galaxy Tab S4, S5e, S6, S7, e S8 series tablets.

Projetando um computador à distância - Easy Connection

Você precisa baixar o aplicativo "Easy Connection" no seu computador. Depois, logue na TV e no aplicativo com a mesma conta da Samsung. Pronto, agora é só ir no menu principal que você pode usar o computador remotamente pela TV. Não se esqueça de conectar um mouse e teclado wireles ou periféricos cabeados através de um hub USB.

Primeiramente eu testei essa função num notebook antigo aqui de casa. A minha ideia era usar o notebook à distância, mas não funcionou bem. O delay é longo e a qualidade ficou consideravelmente ruim. O uso do processador do notebook ficou em 100%, com as ventoinhas uivando. Pensei, "o notebook não aguenta transmitir a tela através desse aplicativo", e resolvi testar num computador com hardware mais cavalo - que é um uso realista dessa função: em home-office, utilizando apenas o seu SmartMonitor, com acesso remoto ao computador potente da empresa onde trabalha. Conectado num computador potente, a experiência continuou péssima.

Se não bastasse o input-lag enorme, a imagem continuou cheia de artefatos. Até a tarefa mais simples que eu pude imaginar - escrever textos, tornou-se praticamente impossível através do Easy Connection. A ideia é boa, mas infelizmente não funciona.

Usando o computador na Smart TV via Easy Connection - Apesar de ambos estarem próximos, o acesso remoto funciona por internet, independente da distância
Usando o computador na Smart TV via Easy Connection - Apesar de ambos estarem próximos, continuou ruim, já que o acesso remoto funciona por internet, independente da distância

Microsoft Office 365

É possível entrar em sua conta Microsoft e acessar arquivos no Onedrive, como documentos no Word e apresentações no Powerpoint, fotos, vídeos, etc. Até que quebra um galho, mas realisticamente, quem que trabalharia numa SmartTV? A produtividade fica muito prejudicada, já que diversas vezes no trabalho você pode precisar responder mensagens no WhatsApp ou Telegram, utilizar o Trello, Photoshop, dentre outros aplicativos que não constam na TV. Obviamente, podemos usar o celular para isso, mas eu pessoalmente prefiro manter tudo num aparelho só - e creio que a maioria das pessoas trabalha dessa forma.

Funções de Smart TV

O Smart Monitor funciona perfeitamente como uma Smart TV pequena. Temos acesso a todos serviços de streaming comuns, como Prime Video, Disney+, Apple TV, Globoplay, Netflix, etc. Também temos acesso gratuito ao canal Samsung TV Plus, que possui umas programações meio cavernosas, mas que até funcionam, caso você não possua assinaturas de streaming e não curta assistir vídeos no YouTube.

Uma Smart TV num monitor, ou um monitor em uma Smart TV?
Uma Smart TV num monitor, ou um monitor em uma Smart TV?

O Smart Monitor não possui uma saída para antenas, então ficamos impossibilitados de conectar a TV aberta!

A transição entre monitor e Smart TV é rápida e sem estresse. Nisso o Smart Monitor se sai muito bem.

Jogos

O Smart Monitor funciona bem para jogos de estratégia, como Civilization VI, Crusader Kings 3, Hearts of Iron IV, Heartstone, TFT, etc. Agora, para jogos que contém muito movimento e imagens em alta velocidade, como CS:GO, Apex Legends e GTA V, você não terá a melhor das experiências. A taxa de atualização desse monitor é apenas 60 Hz, e o tempo de resposta de 14 milissegundos realmente prejudica o desempenho em jogos mais competitivos.

Arrumando desculpas para jogar Hearts of Iron
Hearts of Iron IV aqui fica excelente!

Nenhum monitor é perfeito. Assim como os monitores gamers com altas taxas de atualização são focados em performance e não costumam apresentar as cores mais bonitas ou bons ângulos de visão - este aqui é o oposto: a imagem é excelente, perfeita para jogos mais "calmos". Não foi feito para ser utilizado competitivamente, mas funcionaria perfeitamente como uma segunda tela, neste cenário.

Menu de configurações do Monitor

Temos dois modos de imagens, padrão e dinâmico. O modo dinâmico, junto das opções de oftalmologia, alteram o brilho e filtram a luz azul conforme a luz externa do ambiente. Útil para quem não utiliza esse recurso presente no Windows 10 e 11.

Nas Configurações Especializadas temos opção de mudar o brilho, contraste, nitidez, tonalidade de cor (frio, padrão, quente 1 e quente 2), gamma e detalhe da sombra. Na seção "estabilidade de branco" podemos ajustar o nível de luz dos leds vermelhos, azuis e verdes.

Menu de configurações é super completo
Menu de configurações é super completo

Fiquei surpreso na variedade de customização que temos - muito acima de monitores "gamers" que encontramos nessa faixa de preço.

Som

Não consegui encontrar especificações sobre os falantes do Smart Monitor da Samsung, mas temos um de cada lado.

O grave aqui é inexistente. Então evite usar o som embutido no no monitor para jogar ou assistir filmes. Para programas de TV convencionais, como telejornais, ou assistir podcasts, funciona satisfatoriamente. Não é o pior som que já ouvi em uma TV, mas quaisquer caixinhas externas de 6W soam mil vezes melhores que as embutidas no monitor. Se for usar este aqui diariamente como TV, recomendo investir também numa caixa de som bluetooth.

Conclusão

Apesar de ser uma Smart TV, não possui entrada para antena ou cabo, limitando o seu uso. Toda televisão Smart também pode ser usada como monitor, desde que possua entradas HDMI (desconheço um modelo que não tenha ao menos uma). Para desempenhar o papel de monitor ela precisa ter o tamanho adequado (isso varia de pessoa para pessoa), uma resolução que apresente suficiente nitidez para trabalhar com textos e... é isso.

O lado bom é que, se você um dia comprar um monitor maior ou com taxa de atualização alta e parar de usar o Smart Monitor da Samsung, ainda pode utilizá-lo como uma pequena Smart TV para a cozinha ou algum ambiente menor.

As funções remotas foram extremamente insatisfatórias. Honestamente, não imagino alguém trabalhando remotamente utilizando uma Smart TV conectada a um computador distante na empresa. Como eu expliquei anteriormente, o delay e input-lag prejudicam muito a produtividade.

Resumindo, a perspectiva de trabalhar utilizando apenas a SmartTV é irrealista, por dois motivos:

  • Não contém todos os aplicativos necessários e a navegação é lenta - não substitui um desktop ou notebook;
  • O compartilhamento de tela remoto Easy Connection possui delay e input-lag que atrapalham consideravelmente a navegação, diminuindo a produtivdade.

Entretanto, o Samsung Dex funciona bem. Se você está procurando uma tela para espelhar o seu celular - e possui um dos celulares ou tables compatíveis, pode ir tranquilo no Smart Monitor.

Smart Monitor Samsung M5 24
7.5
Prós
  • Imagem nítida;
  • Painel IPS com cores boas;
  • Funciona como Smart TV;
  • Bordas finas;
Contras
  • Apenas uma entrada USB;
  • Funções anunciadas no marketing do produto são inúteis na prática;
  • Não possui entrada para antenas ou TV a cabo

O maior problema desse produto está no marketing - que devia ser voltado ao que ele realmente é: uma Smart TV FULL HD portátil com painel IPS e um preço relativamente baixo. Esse papel o Smart Monitor da Samsung cumpre muito bem, preenchendo um nicho específico sem custar caro.

Enquanto escrevo essa análise, o Smart Monitor encontra-se à R$ 1159. Nessa faixa de preço, simplesmente não encontramos concorrentes a altura. Então, se você não planeja utilizar as funções remotas, e ao invés disso deseja apenas um Smart Monitor relativamente pequeno e com lindas cores e nitidez, pode comprar sem medo.