Nas últimas semanas realizamos a análise da motherboard Fatal1ty B250 Gaming K4 da ASRock, uma placa mãe voltada para PCs gamer, com ótima qualidade, tanto em recursos como em acabamento. Fabricada no Brasil e com suporte para a 6° e 7° geração de processadores Intel a Gaming K4 é o modelo high-end da linha com chipsets B250 da ASRock.

Construção e Design

Cheia de detalhes, com predominância das cores preto e vermelho, a Gaming K4, se mostra uma placa muito rígida e de alta qualidade, com o corpo todo protegido por PCB preto fosco em fibra de vidro de alta densidade, garante uma maior proteção contra curtos elétricos causados pelo contato ou umidade. A placa conta também com dissipadores de calor XXL em alumínio, que deixam o design da placa mais bonito e auxiliam no resfriamento dos capacitores e do chipset. A placa ainda possui uma capa plástica para proteção dos conectores e um sistema de iluminação RGB, além de conector para fitas do mesmo padrão. O acabamento também é um diferencial nesta placa, ficando evidente sua qualidade, tanto nas conexões, capacitores, dissipadores e no próprio PCB.

.

Arquitetura e Conexões

A Gaming K4 é uma placa mãe no formato ATX com 30.5cm x 24.4cm e possui o chipset Intel B250 que suporta a 6° e 7° geração dos processadores Intel, com socket 1151, possui também suporte para a tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 e oferece opções para Overclock em processadores da série K da Intel. Possui 4 slots de memória DDR4, que operam em frequências de até 2400Mhz, com capacidade máxima de 64Gb, 2 Slots PCI Express 3.0 x16, sendo um deles coberto por capa de aço, para reforçar a conexão com o PCB e prevenir interferências de sinal com as placas de vídeo, 4 Slots PCI Express 3.0 x1, suporte para AMD Quad CrossFireX, 2 Slots M.2, sendo um deles Ultra e que possuem suporte para placas wi-fi, memórias Optane da Intel e SSD. Quanto ao vídeo, a placa é capaz suportar até 3 monitores em simultâneo, com os gráficos integrado dos processadores Intel, suportando resolução de até 4K (4096x2160) a 24Hz na saída HDMI e 1920x1200 a 60Hz nas saídas DVI-D e D-sub (VGA). 

.

Os componentes da placa são de alta qualidade, seus circuitos e capacitores são de procedência Premium, o que garante mais durabilidade e qualidade na distribuição energética da mesma. O sistema de áudio da placa é HD de 7.1 canais com suporte do Sound Blaster Cinema 3 um dos melhores da categoria, os capacitores usados para o sistema de áudio são da série gold e a placa é construída com camadas individuais de PCB que separam os canais de áudio, a qualidade se mantém também nos conectores P2 e conectores de áudio da própria placa, que são ambos banhados a ouro, tudo isso para garantir a melhor experiência de áudio ao usuário. Mas não acaba por aí, os Slots de memória e PCI, também possuem contatos banhados a ouro. 

.

Quanto ao restante das conexões, ela ainda possui, 1 conector para alimentação de fans CPU, 2 conectores de fans ou bomba d’agua para chassi, conector de energía de 24 pinos ATX, conector de energía 8 pinos 12v, conector de áudio para painel frontal banhado a ouro, 3 conectores USB 2.0 e 1 USB 3.0, 6 conectores no padrão SATA3 6,0 Gb/s. Já no painel posterior, a placa conta com 2 portas para Antena, 1 porta PS/2 para mouse ou teclado, 1 porta D-Sub (VGA), 1 porta DVI-D, 1 porta HDMI, 1 porta USB 2.0, 3 portas 3.0 tipo A e uma tipo C, além de 1 USB 2.0 para mouse Fatal1ty, que reduz a perda de comunicação com o mouse, potencializando o desempenho do mesmo. Ainda no painel posterior encontramos uma porta LAN RJ-45 com LED e tecnologia Intel Gigabit, para melhor velocidade de conexão e proteção, a placa também possui também uma porta de saída SPDIF ótica e conexões para alto-falante posterior/ central / graves / entrada de linha / alto-falante frontal / microfone todas elas no padrão gold e formato P2. 

.

A placa mãe vem acompanhada de um Guia Rápido de Instalação, CD de suporte, 2 cabos de dados SATA e 2 parafusos para os soquetes M.2. Quanto ao Sistema Operacional, o Windows 10 64-bit é o mais recomendado, porém para a instalação do Windows 7, é necessário um disco de instalação modificado com drivers xHCI embutidos no ISO.

Recursos

A placa mãe conta com diversos recursos, a começar pela BIOS UEFI, que possui uma interface bastante simples e intuitiva. Contando também com opções avançadas, que permitem que o usuário realize overclocks. Na tela OC Tweaker, o usuário encontra opções para controlar o clock do processador, memórias e até a voltagem dos componentes que são essenciais para controle do Overclock, porém quanto a memória é impossível realizar burst, pois a mesma trabalha com capacidade máxima de 2400Mhz para a 7° geração de processadores Intel e 2133Mhz para a 6° geração. 

.

O sistema BIOS da placa também oferece muitas outras possibilidades de configuração e de monitoramento, que podem ser configuradas a partir de critérios do usuário.

Outros recursos realmente interessantes desta placa, são os sistemas Aura RGB e o sistema de áudio Creative Sound Blaster Cinema 3, que oferece uma qualidade de áudio incrível, tanto no processamento do som, quanto na transmissão. O usuário pode baixar ambos os programas no site do fabricante, e a partir daí escolher as definições para as cores e padrão de de iluminação da placa, além de configurar o sistema de áudio a seu gosto. 

.

Além destes sistemas, a placa também conta com uma USB 2.0 especial, que serve para mouses gamer e auxilia a manter o alto desempenho do mesmo, corrigindo qualquer falha que possa interromper a transmissão entre os comandos executados com o mouse e a ação deles na tela.

Veredicto

Bom, acho que fica bem claro que a ASRock mandou bem de mais na Gaming K4, uma placa com uma qualidade e acabamentos excepcionais, fabricada no Brasil e que lhe oferece recursos só geralmente encontrados em placas importadas. Então se você procura uma placa mãe que oferece recursos sutis de Overclock, ótima qualidade nos materiais, além de funcionalidades que estão presentes em poucas placas no mercado, a Gaming K4 é a sua melhor escolha. Com um design gamer super atrativo e um preço não tão salgado quanto se imagina. Custando na faixa dos R$500 a R$550. 

Esta placa oferece recursos que apenas algumas placas da linha de chipset Z270 possuem, mas como se sabe, está linda acaba por ter uma diferença significante de valores. Então se você está montando uma máquina nova, ou pretende fazer um upgrade na sua mobo, a ASRock Fatal1ty B250 Gaming K4 é uma opção a se cogitar pois o custo x benefício é algo que levando em conta seus recursos, vale a pena.