Genshin Impact tem personalidade suficiente para se destacar mesmo dentre muitos jogos de visual similar, enquanto também oferece um sistema de combate criativo e um mundo expansivo para explorar. Se trata de um game cross-plataform, disponível no PC, PS4, Android e iOS lançado nesta segunda-feira 28 de setembro de 2020.

Em 2019, Genshin Impact causou impacto no mundo dos videogames com uma revelação de um RPG de ação em mundo aberto, fortemente inspirado em The Legend of Zelda: Breath of the Wild da Nintendo. Isso não quer dizer que seja uma cópia barata. Genshin Impact apresenta vários sistemas de jogo exclusivos e histórias encantadoras que o diferenciam de Zelda e outros RPGs de mundo aberto. Tem algumas torções aqui e ali, mas o Genshin Impact exala uma quantidade surpreendente de polimento que o torna fácil de pegar e jogar. Recém lançado gratuitamente agora em setembro de 2020, Genshin Impact é um jogo para PC que você definitivamente deveria tentar.

Review: Genshin Impact

Enredo, visual, e sistema.

Genshin Impact segue gêmeos lançados em um mundo desconhecido após um conflito com uma semideusa superpoderosa. Você seleciona um herói para começar a aventura e, após algumas travessuras da história, você se separa de seu irmão. Você passa o resto do jogo no mundo desconhecido de Teyvat, enquanto procura seu irmão e encontra outros heróis ao longo da jornada.

Não há como negar as semelhanças visuais entre Genshin Impact e The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Ambos os jogos apresentam ambientes de mundo aberto para explorar que estão repletos de tesouros para encontrar, paredes para escalar e monstros caprichosos para lutar. O arco e flecha e a esgrima de Genshin Impact parecem extremamente semelhantes aos da Nintendo à primeira vista, e o colorido estilo gráfico do anime em cel-shaded lembra muito o de Zelda.

Dito isso, o sistema de equipes de Genshin Impact imediatamente o diferencia de Zelda e outros RPGs de mundo aberto. Você recruta ativamente novos personagens jogáveis ​​em seu grupo à medida que avança na história, e cada um deles possui estilos de ataque e habilidades únicas. Há alguma sobreposição para ter certeza: por exemplo, os heróis empunhando espadas têm animações de ataque exclusivas, mas todos eles apresentam as mesmas entradas de combate e são funcionalmente semelhantes.

O beta fechado contava com 18 personagens jogáveis, mas o jogo conta agora com 24 durante o lançamento. Você pode ter até quatro personagens no grupo ativo e, embora só possa haver um personagem em campo a qualquer momento, você pode trocar entre os membros do grupo rapidamente, levando a uma explosão atraente de ataques combinados e efeitos de partículas.

Muita cor e elementos

Genshin Impact possui um sistema elemental expansivo e cheio de nuances, que está vinculado ao sistema de grupos do jogo. Cada personagem tem uma afinidade elemental designada, seja ar, fogo, água, relâmpago ou gelo. Além de seu combo corpo a corpo padrão e ataque pesado, cada personagem tem um ataque especial, específico para um elemento ligado a uma barra de resfriamento curta. Esses especiais incluem escudos de deflexão automática de energia, contra-posições potentes, formações de espadas em espiral, rajadas mágicas simples e ataques de área de efeito. A utilização efetiva desses ataques elementais é extremamente importante, já que a maioria dos inimigos tem seus próprios ataques de afinidade e fraquezas que os tornam difíceis de lidar se usarem ataques corpo-a-corpo sozinhos.

Genshin Impact, Divulgação: miHoYo
Genshin Impact, Divulgação: miHoYo

Não apenas Genshin Impact incorpora magia elemental em seu combate, mas o jogo também combina efeitos de status com esses sistemas. O resultado é um poço de profundidade surpreendente que aumenta o desafio. Cada ataque elemental aflige seu alvo com um efeito de status, bem como o dano básico do próprio ataque. Ataques de fogo, por exemplo, deixam as vítimas queimando por vários segundos após o ataque inicial. Ataques de gelo retardam os movimentos dos oponentes.

Uma vez que um status tenha sido colocado no alvo, o inimigo se torna suscetível a ataques elementais adicionais que causam uma reação em cadeia. Isso é o que torna o combate do Impacto de Genshin genuinamente interessante. Um alvo que foi encharcado congela sólido ao ser atingido por um ataque de gelo. Um inimigo resfriado por um ataque de gelo fica sobrecarregado quando atingido por um raio, incapacitando sua defesa e causando grande dano aos alvos próximos. Há uma infinidade de combinações para brincar enquanto você joga, e a lista de personagens felizmente grande significa que você pode experimentar o quanto quiser enquanto explora o mundo.

Exploração infinita

Naturalmente, uma aventura é tão boa quanto o mundo que você explora. Genshin Impact apresenta um enorme mundo aberto que está repleto de inimigos para lutar, tesouros para encontrar, masmorras para invadir e alturas para escalar. Como em Breath of the Wild, a escalada do Genshin Impact é surpreendentemente aberta, então a maioria das superfícies pode ser escalada, desde que você tenha a resistência para completar a sua subida. Como em Breath of the Wild, Genshin Impact dá a você um planador para diminuir sua velocidade de descida, apenas na forma de asas, neste caso. Essas asas podem ser usadas para navegar por correntes de ar, alcançar plataformas distantes, completar minijogos e resolver quebra-cabeças. As asas deslizantes consomem resistência durante o uso, então há um limite para a distância ou o tempo que você pode planar antes de cair no ar. Mas, graças à escalada livre e ao planamento acessível, o Genshin Impact oferece uma sensação fantástica de verticalidade; Eu me peguei escalando qualquer prédio, monumento e árvore que o jogo não me permitia, por nenhuma razão a não ser porque eu podia.

Genshin Impact, Divulgação: miHoYo
Genshin Impact, Divulgação: miHoYo

Genshin Impact o incentiva a explorar o máximo que puder. O mapa do mundo está repleto de segredos e tesouros para descobrir. Por exemplo, você pode estender os limites de sua resistência ao encontrar e doar lágrimas mágicas para estátuas de deusas. Essas relíquias estão escondidas no mapa, geralmente em pontos elevados que exigem que você ande por correntes de ar ou resolva um quebra-cabeça. Sprites fantasmagóricos pairam sobre pontos de referência e encorajam você a persegui-los pelo campo em que habitam para obter recompensas no baú do tesouro. Claro, masmorras estão espalhadas por todo o mundo, cheias de monstros para matar e quebra-cabeças para resolver. O sistema de cozinha do Genshin Impact permite combinar alimentos com base nas receitas que você adquire para criar refeições que curam ou aumentam temporariamente as estatísticas de ataque e defesa.

O jogo tem uma história muito mais pesada do que a estética do estilo Zelda poderia fazer você acreditar. Enquanto você está livre para explorar o mundo entre as batidas da narrativa, há limites para onde você pode ir desde o início. No início, você está restrito às regiões ao redor de Mondstadt, a principal cidade do jogo. No entanto, o mundo se abre conforme você limpa as missões da história, descobre pontos de referência e resolve quebra-cabeças. No beta fechado, a cidade e região do porto de Liyue ficam disponíveis quando você atinge o nível 30 de classificação de aventura. Eu aprecio o design de mundo aberto do Genshin Impact; você pode explorar e fazer missões sem a sensação de ser atrapalhado pela história e sem se sentir muito sobrecarregado pelo tamanho do mapa completo.

Personagens gratuitos

Conforme você avança na história, você encontra novos personagens que se juntam à sua equipe e desbloqueiam equipamentos cada vez melhores. Curiosamente, Genshin Impact também apresenta um sistema de saque no estilo Gacha para desbloquear novas armas e personagens. O sistema ainda não foi finalizado, mas como está agora, você ganha uma moeda única chamada Destino completando missões, melhorando sua classificação de aventura e completando conquistas no jogo. O destino pode ser gasto no menu Desejo, que o recompensa com itens e personagens aleatórios. Espero que esta moeda possa ser comprada com dinheiro real no lançamento, e o desenvolvedor Mihoyo terá personagens e trajes exclusivos disponíveis para compra em uma data posterior, como acontece com V-bucks em Fortnite ou Apex Coins em Apex Legends. No beta, o equipamento que você ganha e os personagens que desbloqueia não são significativamente melhores do que o que você começou, e muito desse mesmo saque pode ser encontrado conforme você melhora sua classificação.

Visualmente, o Genshin Impact tem uma estética brilhante e colorida com modelagem cel-shaded e um estilo de arte de anime. Falta a direção artística distinta de Breath of The Wild e, em vez disso, adota um visual de anime mais genérico, particularmente com designs de personagens. Isso não é uma coisa ruim, e existem alguns designs interessantes, como a mulher guerreira Beidou usando tapa-olho ou o suave cavaleiro de gelo Kaeya. Mas outros podem ser um pouco mais esquecíveis, e eu tenho dificuldade em diferenciar as lutadoras bonitinhas do estilo empregada. O design do monstro também é colorido e fofo, mas banal ao mesmo tempo.

Monstros balão elementais saltitantes e criaturas genéricas parecidas com goblins mascarados constituem a maior parte de sua oposição. Eles podem ser bastante difíceis dependendo do nível e da composição do seu grupo, mas não impressionam visualmente. Por outro lado, há um punhado de inimigos genuinamente interessantes e impressionantes que você enfrenta, embora não com a frequência suficiente. O dragão que você encontra no início tem um design fantástico, assim como os golens mecânicos com os quais você ocasionalmente luta. Durante minha aventura, eu tropecei em um monstro elemental do vento que convocou tornados em torno de si mesmo, e fez uma luta muito difícil. Mas esses designs são raros, e eu gostaria de ver criaturas interessantes como essas espalhadas com mais frequência pelo mundo.

Dungeons

As primeiras masmorras do Impacto de Genshin são curtas e intensas em combate. Eles não são particularmente cerebrais, então, quando você não está lutando, está usando plataformas, ativando interruptores ou evitando perigos. Espero que as masmorras se tornem muito mais expansivas conforme você avança na história, especialmente considerando as complexidades do sistema de efeito de status elemental. Com isso dito, as masmorras são a área de jogo menos polida, de longe. Eles são mecanicamente sólidos, mas jogadores com um mínimo de desejo por viajar podem facilmente escapar dos limites pretendidos pelo desenvolvedor e cair do mapa ou através de andares que não deveriam ser percorridos. Em uma masmorra lateral, por exemplo, eu montei uma corrente de vento para os níveis superiores do labirinto e notei uma lacuna na alvenaria na câmara anterior que levava a uma sala aparentemente opcional. Eu habilmente conduzi o vento de volta para a dita abertura, apenas para descobrir que o detalhe era apenas cosmético, e caí pelo chão de volta para a entrada. Masmorras tendem a parecer muito maiores do que são, e este é um dos poucos casos em que eu preferiria ter limites invisíveis para me manter no caminho pretendido em vez de explorar demais e cair no vazio.

Além das masmorras básicas de história, percebi algumas masmorras de desafio diárias e mensais interessantes que podem ser enfrentadas para mantê-lo engajado quando você não está fazendo história ou brincando no mapa. Spiral Abyss é uma luva de combate de vários andares que randomiza os pontos fortes e fracos do seu grupo e coloca você contra ondas de inimigos por recompensas como joias do destino e ouro.

Desempenho gráfico suave

Genshin Impact acabou de ser lançado, mas está bastante polido. Funcionou muito bem no meu sistema com uma GPU Nvidia GTX 960m e uma CPU Intel i5 4690 em plenos 1080p e 60 quadros por segundo sem absolutamente nenhum problema. O jogo tem configurações gráficas limitadas, mas como o jogo foi feito para rodar em plataformas móveis, PS4 e Nintendo Switch, eu suspeito que não será particularmente difícil para um PC de médio ou baixo alcance rodar o jogo.

Falta de customização de teclas

A única reclamação genuína que tive em relação às configurações é a falta de personalização de atalhos de teclado. O Genshin Impact joga de forma muito intuitiva no teclado e no mouse, mas não gosto de ser forçado a usar a roda do mouse, por exemplo, já que a minha pode ser um pouco complicada. No Genshin Impact, a roda do mouse é usada para seu sistema de detecção, que funciona de maneira semelhante à visão do Witcher em The Witcher 3: Wild Hunt. O sistema de detecção não é usado com frequência fora de algumas missões-chave, mas era chato mudar para um gamepad para fazê-lo funcionar corretamente. Eu adoraria vincular essa função a outra tecla.

Genshin genuinamente nos surpreendeu com seu mundo expansivo e bem pensado, desempenho suave, mecânica de combate inteligente e riqueza de conteúdo. Não podemos dizer com certeza se a quantidade de conteúdo manterá ou não os jogadores ativos no longo prazo, mas estamos ansiosos para aprender mais nos próximos testes beta. Ainda assim, se você gosta de aventuras em mundo aberto, Genshin Impact deve entrar em sua lista de desejos de videogame.