Quer ter certeza de que está usando os melhores aplicativos de mídia social? Afinal, são tantas redes sociais competindo pela sua atenção, que pode ser difícil escolher entre todas elas. Para ajudá-lo, compilamos uma lista das 20 principais redes sociais em 2019.

E se você usa as redes sociais de forma profissional, indepentede se você é um profissional experiente de marketing digital, um profissional que busca se aventurar no ramo de mídias sociais ou um proprietário de empresa que deseja aproveitar melhor este espaço, é útil conhecer as redes sociais mais populares. Isso permitirá que você maximize o alcance de sua marca nas mídias sociais, se envolva com as pessoas certas e atinja suas metas de mídia social.

Este artigo não é apenas sobre o tamanho e o alcance das redes sociais, mas também sobre seu potencial e o quão adequadas elas podem ser para você. 

As 13 melhores redes sociais para usar em 2019

1. Facebook

Vamos começar com as escolhas óbvias. Apesar de todas as suas falhas (e muitas delas), o Facebook ainda é confortavelmente a rede social mais popular do mundo.

Com mais de 2 bilhões de usuários, é o lugar certo para você se conectar facilmente com a maioria das pessoas da sua vida atual ou antiga.

2. YouTube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com usuários que assistem a um bilhão de horas diariamente. Você pode criar um canal do YouTube para enviar vídeos, ter inscritos, assistir, curtir, comentar e compartilhar.

Além de ser o segundo maior site de mídia social do mundo, o YouTube (de propriedade do Google) também é conhecido como o segundo maior mecanismo de busca depois do Google.

3. Instagram

Se você está mais interessado em ver imagens e videos curtos, o Instagram pode ser a melhor rede social para você. 

Talvez injustamente, a rede desenvolveu uma reputação de ser superficial e cheia de selfies. Mas se você vasculhar no meio da futilidade, poderá encontrar fotografias impressionantes, obras de arte incríveis e muito mais.

4. Twitter

O Twitter é outra rede que recebeu uma reputação negativa. O limite de 280 caracteres (anteriormente 140 caracteres) não promovia o debate fundamentado, e a presença de milhões de bots falsos só serve para desgastar ainda mais a experiência.

No entanto, se você quiser estar por dentro das últimas notícias, reações instantâneas e acesso à celebridades e jornalistas esportivos favoritos, o Twitter é um recurso incomparável.

5. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social para profissionais. À medida que o site cresceu, tornou-se uma das melhores maneiras de criar seu currículo e encontrar um novo emprego. Além disso, ele também é um site de mídia social profissional, no qual especialistas compartilham conteúdo e interagem em rede. Ele também se tornou um lugar para as empresas estabelecerem sua liderança e autoridade no setor, e atrair talentos para sua empresa.

O LinkedIn também oferece oportunidades de publicidade para propagar seu conteúdo, enviar anúncios personalizados para caixas de entrada do LinkedIn e exibir anúncios ao lado do site.

6. Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de mídia social que se concentra no compartilhamento de fotos e vídeos curtos (conhecidos como snaps) entre amigos. Isso tornou o formato Stories popular, o que acabou proliferando em outras plataformas, como o Instagram. Mas a ascensão do Instagram Stories parece ter prejudicado o crescimento do Snapchat.

7. Tumblr

Tumblr é o que acontece quando os mundos das redes sociais e blogs colidem. Você pode postar texto, fotos, vídeos e outros conteúdos de mídia na sua página do blog, e os outros usuários podem seguir.

A rede social também suporta edição de HTML; se você tiver habilidade suficiente, poderá personalizar completamente a aparência e o layout da sua página. Você pode até mesmo usar seu próprio nome em um domínio personalizado.

O Tumblr é (supostamente) seguro para menores. Antes de uma proibição definitiva, em dezembro de 2018, estimativas sugeriam que até 22% do tráfego do site era de natureza pornográfica.

8. Pinterest

O Pinterest é a melhor rede social de bookmarking de imagens (embora também suporte GIFs e vídeos). Você pode adicionar imagens e links, seguir outros usuários e comentar.

O site é excelente se você está procurando inspiração para um projeto de artesanato ou se precisa de algo para estimular uma idéia criativa em sua cabeça.

9. Ask.fm

O Ask.fm é um site de perguntas e respostas. Os usuários enviam consultas e qualquer um pode entrar e compartilhar seus pensamentos.

O site costumava ser anônimo, mas os suicídios de dois adolescentes britânicos, depois de terem sido supostamente vítimas de bulliyng, forçaram a plataforma a tomar uma medida de segurança.

10. VKontakte

O VKontakte é o equivalente russo do Facebook; ele é o site mais popular do país. A rede social compartilha muitos dos mesmos recursos de sua contraparte americana, incluindo grupos, páginas, mensagens privadas, gerenciamento de eventos, marcação de imagens e jogos.

11. Flickr

O Flickr é basicamente um site de hospedagem de fotos. Existem opções gratuitas e pagas. A opção gratuita era capaz de fornecer 1 TB de espaço, mas no início de 2019, a empresa reduziu para 1.000 imagens. Os usuários podem comentar, compartilhar e curtir as fotos que apreciam.

12. Tinder

Você está procurando por amor? Então o Tinder é um aplicativo que vale a pena explorar. A plataforma de mídia social está cheia de usuários únicos, que querem se encontrar e passar algumas horas juntos. E quem sabe lá não está sua alma gêmea?

13. Foursquare

O Foursquare é um aplicativo de mídia social baseado em localização. Você pode usá-lo para encontrar restaurantes, eventos e outros locais próximos quando estiver fora de casa.

Claro, o aspecto baseado em localização significa que o aplicativo enfrenta muitos problemas relacionados à privacidade. Isso significa que você terá que compartilhar sua localização para usá-lo.

14. Myspace

Sim, o Myspace ainda está vivo. Hoje, o Myspace é uma rede social com tema musical. De muitas maneiras, ele preencheu o vazio deixado pelo Spotify depois que a empresa sueca removeu os melhores recursos sociais do aplicativo. O Myspace permite que você ouça música e converse sobre isso com outros usuários.

15. TikTok

O TikTok é um dos mais novos aplicativos de mídia social do mundo. Ele está tentando preencher o espaço que Vine deixou para trás, após o seu desligamento.

Há claramente uma demanda significativa por vídeos curtos; O TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2018.