Uma nova brincadeira no Facebook e em outras redes sociais vem agitando a rede social e fazendo muita gente se admirar com as mudanças que o tempo é capaz de fazer. Mas, o desafio dos 10 anos, que consiste em exibir uma foto sua de 2009 e uma foto de 2019, para mostrar o quanto sua aparência mudou em 10 anos, está se tornando um verdadeiro desafio. Não por ter que perder a vergonha de mostrar uma foto em que talvez você não estivesse em sua melhor forma, mas pela dificuldade de encontrar uma foto antiga para usar. Se você também está quebrando a cabeça para achar uma imagem sua de 10 anos atrás, trazemos nesse artigo algumas dicas de como achar suas fotos antigas de 2009 para fazer o desafio dos 10 anos.

Para começo de conversa, temos que relembrar o ano de 2009, quais redes sociais e serviços usávamos, assim, podemos refrescar a memória e talvez lembrar aonde estão suas fotos. 

Orkut

Primeiramente, a rede social mais famosa em 2009 no Brasil era o Orkut. Embora já existisse o Facebook, a rede social de Mark Zuckberg ainda não era forte no Brasil. Certamente você deveria ter uma conta no Orkut em 2009, e lá deveriam ter muitas fotos suas daquele ano. Mas, o grande problema é que em setembro de 2015, o Google encerrou a possibilidade de recuperar suas fotos antigas do Orkut.

E infelizmente, não há como recuperar as fotos do Orkut atualmente. Quem fez o resgate na época e ainda tem o arquivo com as imagens, deverá ter facilidade em encontrar uma foto de 2009, basta dar uma vasculhada nesse arquivo. Mas quem não recuperou as fotos do Orkut, ou acabou perdendo o arquivo, pode ter mais dificuldades. Mas acalme-se, não se dê por vencido. Afinal, o Orkut não era a única rede social que existia em 2009.

Facebook

Você já tentou vasculhar seu próprio Facebook? Procure pelas suas imagens mais antigas. Se você criou sua conta na rede social logo que ela começou a fazer sucesso no Brasil, talvez encontre fotos de 2009.

Para encontrar suas fotos antigas no Facebook, vá no seu perfil, e na barra lateral esquerda, desça até Fotos. Clique na palavra "Fotos", e sua galeria será aberta. Role até o fim, para encontrar as primeiras fotos que você postou na rede social.

Google Fotos

Outra boa opção para você tentar encontrar fotos antigas é o Google Fotos. Embora o serviço tenha sido lançado em 2015, pode ser que você tivesse fotos antigas em seu smartphone, e ele tenha feito backup. 

Para acessar, clique no link https://photos.google.com/ e faça login com sua conta Google da época, ou a mais antiga, caso você tenha mudado de conta Google.

Google Drive

O armazenador de arquivos na nuvem do Google pode ter muitas fotos antigas suas salvas. Isso porque ele está presente no Android e muitas vezes, no seu computador. Lançado em 2012, é bem provável que você encontre algumas de suas raridades dando uma boa vasculhada neste serviço.

Para usar o serviço, acesse https://drive.google.com/. Desbrave as suas pastas e arquivos do serviço, até encontrar seus arquivos e imagens mais antigos.

Google Drive
Google Drive

Se quiser salvar uma imagem, basta clicar sobre a foto, e depois nos três pontinhos que ficam no canto superior direito, escolher a opção "Fazer Download da Foto".

Google Drive
Google Drive

Arquivos de fotos do Google 

Essa maravilha chamada Arquivo de Fotos do Google é conhecida por poucos, mas aqui você poderá encontrar muitas fotos que você nem sonha que ainda existam. Ele reúne imagens de diferentes serviços da sua conta Google em um só lugar, facilitando em muito a vida daqueles que estão correndo atrás de suas fotos de 2009.

São muitas pastas, e você precisa abrí-las para encontrar fotos escondidas. Se quiser salvar uma imagem, basta clicar sobre a foto, e depois nos três pontinhos que ficam no canto superior direito, escolher a opção "Fazer Download da Foto".

Arquivos de fotos do Google
Arquivos de fotos do Google

OneDrive

Você usava MSN em 2009? Muitas pessoas usavam, era o mensageiro mais popular da época. Precursor do WhatsApp, este serviço permitia, além da conversação, envio de áudios, de arquivos, e até mesmo chamar a atenção quando a outra pessoa demorava pra responder. bons tempos!

Mas, o que o OneDrive tem a ver com o finado MSN? Ambos pertencem à Microsoft. E se você tem uma conta no Hotmail que usava para se logar no MSN, talvez você encontre suas fotos antigas de 2009 aí. O Onedrive foi lançado em 2008 (na verdade se chamava SkyDrive), e tem muita história pra contar.

Para usar o serviço é muito fácil, basta acessar o site https://onedrive.live.com/, fazer logim com sua conta e desbravar as prováveis muitas pastas que você deve ter armazenadas na nuvem da Microsoft.

A dica é procurar na pasta "Imagens", aonde provavelmente devem estar suas fotos antigas de 2009.

Onedrive
Onedrive

Caso encontre uma foto que queira fazer download, basta abrir a imagem e clicar em "baixar".

Onedrive
Onedrive

Dropbox

Outro serviço de armazenamento na nuvem que pode ter suas fotos antigas de 2009 é o Dropbox. Lançado em 2007, esse antigo serviço pode ter fotos suas, se você o utilizava. 

Dropbox
Dropbox

iCloud Drive

Se você é um Applemaníaco, e usa há tempos ou usou antigamente um iPhone ou iPad, é possível que você encontre fotos antigas de 2009 no iCloud, o serviço de armazenamento na nuvem da Apple.

Para baixar usas fotos antigas no iCloud, acesse https://www.icloud.com/, faça login com sua ID Apple e vasculhe as imagens salvas no seu iCloud drive. Você também pode recuperar as imagens do aplicativo Fotos, mas para isso, precisará baixar o iCloud em seu PC, ou usar no seu iPhone ou iPad.

iCloud Drive
iCloud Drive

E então, conseguiu encontrar fotos antidas de 2009 para fazer o desafio dos 10 anos? Conte para a gente nos comentários!