Um estudo revelou que os adolescentes estão preferindo utilizar as redes sociais Snapchat e Instagram ao invés do Facebook.

Os resultados foram divulgados pela eMarketer que realizou uma pesquisa com adolescentes na faixa etária de 12 aos 17 anos e constatou que o acesso ao Facebook desses jovens vem diminuindo consideravelmente, enquanto que o acesso ao Instagram e Snapchat só aumenta.

Segundo a eMarketer, este é o segundo ano consecutivo em que o Facebook tem uma queda de acesso do público jovem. O estudo revelou que usuários mensais com idades entre 12 e 17 anos tiveram uma queda de acessos de 3,4%, ou seja, isso representa cerca de 14,5 milhões de pessoas neste ano nos Estados Unidos.

Aproveitando, siga o @oficinadanetoficial no Instagram: 

OFICINADANET.COM.BR

Uma publicação compartilhada por Oficina da Net (@oficinadanetoficial) em

Na mesma faixa etária, no Reino Unido, os números são semelhantes, a queda neste ano será de aproximadamente de 2,8%. Já na faixa etária dos 18 aos 24 anos, a redução é ainda maior, chega a 3,1%.

No entanto, a queda na audiência do Facebook pode ser comemorada pelo Instagram, a eMarketer acredita que nos Estados Unidos os acessos a rede social devem aumentar cerca de 23,8% neste ano, enquanto que no Reino Unido o aumento deve ser de 34,8%.

Já quanto ao crescimento da rede Snapchat a companhia estima um aumento de 25,8% neste ano nos Estados Unidos e 20,2% no Reino Unido.

O analista da eMarketer, Oscar Orozco disse "Nós vemos adolescentes migrando para o Snapchat e o Instagram. Ambas as plataformas encontraram sucesso com este [perfil] demográfico, pois estão mais alinhadas com a forma como se comunicam, ou seja, usando conteúdo visual. O Facebook ainda é o grande vencedor das mídias sociais. Mas ficará um pouco preocupado com o fato de as pessoas mais jovens do Reino Unido estarem com a cabeça virada para o Snapchat. Claro, a aquisição do Instagram pelo Facebook suaviza o golpe, e será mais animador ver as perspectivas a longo prazo do Instagram serem melhores do que do Snapchat".

De acordo com a eMarketer, o Facebook precisa estar atento as mudanças que acompanham o público jovem, pois isso pode compremeter o futuro da companhia.