A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (15) um novo processador para aparelhos topo de linha: o Snapdragon 855 Plus. A notícia foi dada por meio do site oficial da empresa.

Segundo informado pela publicação, o Snapdragon 855 Plus é uma versão melhorada do Snapdragon 855. O foco foi o aprimoramento de desempenho e velocidade principalmente no que diz respeito a games, 5G, inteligência artificial e realidade aumentada.

Qualcomm anuncia o Snapdragon 855 Plus - chipset é uma versão melhorada do Snapdragon 855.
Qualcomm anuncia o Snapdragon 855 Plus - chipset é uma versão melhorada do Snapdragon 855.

Tanto a GPU quanto a CPU estão mais poderosas nesse novo modelo do chip. A GPU é a mesma do Snapdragon 855, porém operando em uma frequência de 672 MHz. Para efeitos de comparação, a versão 855 opera a 585 MHz.

Já no que diz respeito a CPU, este também continua em uma divisão de quatro núcleos de baixo consumo com três núcleos de alto desempenho. A diferença fica por conta das frequências que a CPU agora consegue alcançar, sendo de 2,96 GHz contra 2,84 GHz do Snapdragon 855.

A empresa já havia lançado o Snapdragon 855 com suporte para 5G.
A empresa já havia lançado o Snapdragon 855 com suporte para 5G.

Mas o que isso muda na prática? Segundo a publicação da Qualcomm, são três áreas que sentirão as principais mudanças, sendo jogos, inteligência artificial e realidade aumentada. 

  • Jogos: na área de jogos, a Qualcomm promete que o Snapdragon 855 Plus oferece maior velocidade e desempenho capaz de proporcionar uma experiência única. Com suporte para o Snapdragon Elite Gaming, a empresa defende que seu novo chipset oferece conjunto completo de recursos de hardware e software otimizados para jogos. O Vulkan 1.1 é um desses exemplos. Esse driver de gráficos oferece eficiência 20% maior no consumo de energia do que o Open GL ES. 
  • Inteligência artificial: nesse campo, a Qualcomm alega que o novo chip oferece uma capacidade total de mais de 7 trilhões de operações por segundo, o que proporciona uma combinação de IA mais programável, dedicada e claro, mais rápida. 
  • Realidade aumentada: o último ponto mencionado pela Qualcomm não difere muito dos outros. A empresa alega que, ao conectar dispositivos próprios para RV a um dispositivo com Snapdragon 855 Plus com modem 5G X50, o usuário vai ter uma experiência rápida e suave.

Por fim a Qualcomm alega que "a expectativa é de que novos dispositivos com o Snapdragon 855 Plus sejam comercializados no segundo semestre de 2019". Bem, já temos uma lista de smartphones que serão lançados em breve... será que algum deles contará com a nova tecnologia?

Fonte: Qualcomm