Desta vez, a briga entre PUBG e Fortnite ficou mais séria. A desenvolvedora coreana PUBG, que é uma subsidiária da Bluehole, entrou com uma ação de violação de direitos autorais contra a Epic Games Korea no Tribunal Central do Distrito Federal de Seul, por meio de uma liminar. O processo foi entregue em janeiro, mas somente agora que veio a público, pois fora arquivado por motivos de proteção.

Fortnite foi lançado pela primeira vez em julho do ano passado, e contava somente com o modo "Save The World", no qual os jogadores criavam paredes para defendê-lo. Foi em setembro que o "PlayerUnknown’s Battlegrounds" conseguiu motivos para se preocupar, pois Fortnite adicionou o modo BattleRoyale do free-to-play ao jogo.

PlayerUnknown’s Battlegrounds. (Imagem: Divulgação)
PlayerUnknown’s Battlegrounds. (Imagem: Divulgação)

Esta decisão ameaçou diretamente a popularidade do PUBG, que acusou a Epic Games de usar seu nome para se promover sem consentimento, e ainda de copiar itens e interface do usuário (UI). Neste mesmo mês, a Bluehole comunicou que estava pensando em como responder às alegações, dizendo também que era lamentável uma parceira ter lançado um jogo tão similar.

"Battlegrounds" foi lançado em março de 2017 como um jogo de tiro e de sobreviventes, com acesso antecipado na Steam, a maior plataforma de armazenamento de jogos online. O jogo ficou extremamente popular a partir de abril, quando chegou a vender mais de 40 milhões de cópias na plataforma. Também ganhou variados prêmios dentro e fora do país.

Fortnite Battle Royale. (Imagem: Epic Games)
Fortnite Battle Royale. (Imagem: Epic Games)

Hoje, Fortnite bate recordes de PUBG e tem conquistado cada vez mais jogadores e fãs. O jogo está disponível em mais plataformas do que o rival, e já conseguiu atrair diferentes públicos. Fortnite também lançou sua versão móvel, que faz um tremendo sucesso. No último sábado, 26, a equipe do PUBG escreveu uma mensagem onde admite ter ficado para trás em termos de gráficos, justamente por ser comparado ao Fortnite.

Segundo o Korea Times, responsável por essas informações, a Epic Games assinou recentemente um acordo com a Neowiz Games para abrir "PC rooms" de Fortnite pelo país, investindo no mercado coreano. Apesar de tudo, os dois jogos estão no seu auge e mostram-se excepcionalmente populares.

E você, acha que a Bluehole está certa em suas ações? Qual é seu favorito? Conte-nos nos comentários!

Fonte: Korea Times