Já pensou como serão os computadores do futuro? Pois bem, o estudante sul-coreano Jinha Lee, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos centros líderes em ciência e tecnologia, pode ter dado uma boa pista criando um computador com interface 3D, que leva o usuário para dentro do computador!

Com o SpaceTop 3D, nome dado à máquina e que foi apresentado no TED California, evento realizado com pensadores e cientistas, a pessoa pode "entrar" no Windows utilizando as duas mãos. Caso você já tenha visto um filme onde a personagem arrasta arquivos e fotos em uma tela gigantesca, é mais ou menos assim que funciona!

Mas como essa invenção realmente trabalha? Segundo Lee, o sistema funciona com duas câmeras: uma para seguir os movimentos da sua mão e outra os movimentos dos seus olhos. Assim, os movimentos que você faz são ajustados para que consiga visualizar corretamente o que está sendo feito.

A tela não é holográfica. A tela é de LED transparente e utiliza o processamento gráfico 3D para criar um ambiente ilusório em três dimensões. Juntando isso tudo, basta olhar para a tela que o sistema seguirá seus olhos e lhe apresentará programas e arquivos em uma interface em três dimensões, permitindo que você arraste arquivos como se fossem fisicamente reais!

Jinha Lee acredita que, com essa invenção, a interação entre o mundo físico e virtual ficará ainda mais intensa. E se ele falou, é bom levarmos a sério. O SpaceTop 3D não é a primeira invenção impressionante do estudante. No ano passado Lee apresentou o ZeroN, uma bola de metal que flutua em um campo magnético pré-definido, capaz de gravar o espaço ao seu redor e realizar movimentos programados.