De acordo com o chileno Matias Duarte, que dirige a unidade de Experiência do Usuário da plataforma Android do Google, a realidade virtual é o futuro da mobilidade. Durante o Mobile World Congress 2013, em Barcelona, durante uma entrevista à CNN, Duarte salientou que os gestos bem como a tangibilidade são os próximos passos do meio.

"Os computadores têm que fazer o que as pessoas querem, e não o contrário. Eu quero que tudo que você pode tocar seja sensível ao toque no mundo real. Isso não significa que os objetos virtuais têm que ser cópias dos objetos do mundo real, mas eles têm que ser tangíveis e físicos", disse.

Duarte também acredita que no futuro os gestos corporais, incluindo os faciais, farão parte da realidade virtual, ao contrário de atualmente, ao qual somente os dedos podem ser reconhecidos pelas telas.

Sobre o Projeto Google Glass, ao qual o próprio Google anunciou há um ano que estava trabalhando nessa nova tecnologia, o executivo não comentou. De acordo com informações, através do novo óculos do Google será possível se conectar à internet por comando de voz através de Wi-Fi e Bluetooth. O óculos será equipado também com uma câmera e pequenas telas acopladas nas lentes, ao qual permitirão ler textos ou mesmo visualizar os e-mails.

"É o tipo de ideia louca que acaba virando realidade", disse Sergey Brin, co-fundador do Google, durante uma demonstração de paraquedistas que usaram o óculos e transmitiram as imagens ao vivo. "O fato de poder se lançar ao vazio podendo compartilhar a experiência (usando os óculos) torna muito estranho o uso de um smartphone ou de um computador portátil".