Novo software é capaz de reconstruir línguas extintas

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um software que pode reconstruir as línguas consideradas extintas

Novo software é capaz de reconstruir línguas extintas

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um software que pode reconstruir as línguas consideradas extintas.  As línguas mortas, como são chamadas, atualmente são totalmente reconstruídas por linguistas em um processo muito lento e também trabalhoso.

"Para um ser humano, analisar toda essa informação é algo que consome muito tempo. Há milhares de línguas, com milhares de palavras. Isso sem mencionar os idiomas que deram origem a elas", disse Dan Klein, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, e um dos coordenadores do estudo.

"Seriam preciso centenas anos para analisar a fundo todas essas línguas, para cruzar referências de todas as mudanças que ocorreram. Então, é aí que o computador mostra seu brilho."

Conforme os estudiosos, ao logo dos anos, pequenas variações no modo com que o som é reproduzido fizeram com que as línguas primitivas originassem outras tantas.

"Essas mudanças sonoras costumam ser quase sempre regulares, com alterações de palavras ocorrendo de maneira similar. Assim, há padrões que um humano ou um computador podem se basear."

"O desafio é identificar esses padrões de mudança e então 'revertê-los', proporcionando uma evolução das palavras ao levá-las de volta no tempo"

Os pesquisadores, para desenvolver o programa, utilizaram 637 línguas que são faldas atualmente na Ásia e no Pacífico, com isso, conseguiram recriar a língua ao qual elas foram formadas.

Apesar do método digital ser bastante rápido, os cientistas disseram que nada substitui o método usado pelos estudioso, tendo em vista que ele não oferece o mesmo grau de precisão de um linguista.

"Nosso sistema não explica o porquê ou como algumas mudanças aconteceram, apenas que elas provavelmente aconteceram", afirma Klein.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso

Analisamos o novo MOTO G60 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com o Moto G60?

Siri, Alexa ou Google? Qual é o melhor assistente de voz?
Google

Siri, Alexa ou Google? Qual é o melhor assistente de voz?

Os assistentes de voz estão disponíveis há alguns anos e receberam melhorias de software que inseriram novas funções aos aparelhos. Mas afinal, qual deles é o melhor?

EA compra Metalhead Software, desenvolvedora de Super Mega Baseball
Games

EA compra Metalhead Software, desenvolvedora de Super Mega Baseball

Metalhead Software, estúdio responsável pelo desenvolvimento de Super Mega Baseball, é comprado pela Eletronic Arts. Confira!

Galaxy S21 recebe atualização que aumenta qualidade das câmeras e corrige bugs
Samsung

Galaxy S21 recebe atualização que aumenta qualidade das câmeras e corrige bugs

A Samsung disponibilizou nesta semana uma atualização de software para os celulares da linha Galaxy S21, lançados no primeiro trimestre deste ano.

App de streaming OBS adiciona suporte nativo ao RTX Voice da NVIDIA
Tecnologia

App de streaming OBS adiciona suporte nativo ao RTX Voice da NVIDIA

Foi anunciado pela NVIDIA o suporte nativo no Open Broadcaster Software (OBS), a sua tecnologia de supressão de ruídos, a RTX Voice (substituída pelo RTX Broadcast).

Call of Duty: Warzone - Update nerfa as armas
Games

Call of Duty: Warzone - Update nerfa as armas "AUG" e "FFAR"

A Raven Software disponibilizou uma atualização que causou modificações em ambas as armas, atendendo aos pedidos da comunidade. Outras mudanças também chegaram ao jogo.