Curiosity pronto para perfurar Marte

O jipe-robô Curiosity está pronto para mais uma missão em Marte. Pela primeira vez, o robô irá perfurar o Planeta Vermelho

Por | @oficinadanet Tecnologia

O jipe-robô Curiosity está pronto para mais uma missão em Marte. Pela primeira vez, o robô irá perfurar o Planeta Vermelho. Outros veículos espaciais já haviam recolhido material do planeta, porém, não com a mesma intensidade que o Curiosity irá fazer.

O Curiosity é o único apto para perfurar Marte, diferentemente dos outros aparelhos que só haviam raspado o solo. Para o procedimento, os cientistas da NASA estão sendo cautelosos. Eles precisam ter certeza que o que irá acontecer com a rocha e com o perfurador está de acordo com está sendo previsto.

O que gera preocupação por parte dos cientistas é com a contração e dilatação de todo o braço robótico, que tem capacidade de encolher até 2,4 milímetros conforme a temperatura que varia entre 0°C (durante o dia) e -65°C (durante a noite).

Assim sendo, caso haja necessidade da broca passar a noite no local, poderá acarretar em quebra do aparelho. "Este teste é feito a pressões de carga menores do que planejamos usar durante a perfuração, para aprendermos mais sobre os efeitos da temperatura sem colocar o equipamento em risco," disse Daniel Limonadi, um dos engenheiros da missão.

Mais sobre: Curiosity perfurar Marte
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo