A Advanced Micro Devices (AMD), fábrica mais antiga do Vale do Silício, perdeu espaço no mercado de PCs depois da crescente queda do segmento frente aos dispositivos móveis como smartphones e tablets. De sua receita, 80% são derivados da fabricação de chips processadores para computadores pessoais e servidores.

Para reestruturar seu planejamento, a AMD contratou dois engenheiros veteranos no mercado de chips, Wayne Meretsky e Charles Matar, deixam respectivamente a Apple e a Qualcomm. Os dois engenheiros iniciaram suas carreiras na empresa, sendo contratados pelas concorrentes anos mais tarde.

Wayne Maretsky foi nomeado vice-presidente de Desenvolvimento de Propriedade Intelectual de Softwares, ele vai chefiar a criação de programas para os Chips AMD. Charles Matar será o novo vice-presidente de Desenvolvimento em Sistemas em Chips, disseram as fontes.

A AMD passou por uma reestruturação em sua equipe desde a chegada do presidente-executivo Rory Read que deixou a fabricante de PCs Lenovo para assumir a gigante dos Chips. A economia realizada com demissões e corte de gastos na empresa chegou aos US$ 200 milhões.

Rumores indicam que Sony e Microsoft teriam firmado uma parceria com a AMD para a confecção dos Chips processadores dos consoles Playstation e Xbox que devem chegar ao mercado neste ano.