A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu interromper as ofertas das operadoras de telefonia celular até janeiro. O motivo não poderia ser outro: as inúmeras reclamações dos clientes nos últimos meses.

A Anatel estava preocupada que a rede não fosse suportar o tráfego adicional de dados e voz, e com isso, resultando na queda da qualidade do serviço durante a época de festas e também férias.

Vale lembrar que no mês de novembro a Agência já havia suspendido duas promoções. A "Infinity Day", da TIM, ao qual permitia que o usuário  realizasse chamadas  ilimitadas para qualquer número de celular por R$ 0,50 ao dia. Aclaro também teve uma promoção semelhante suspensa.

De acordo com Bruno Ramos, superintendente de Serviços Privados do órgão, a época de Natal acaba gerando um tráfego de rede maior de telefonia e assim, não é favorável para promoções. Conforme Ramos, em janeiro as promoções deverão ser liberadas novamente.

A TIM informou que irá cumprir com a determinação da Anatel e que irá voltar a estudar as estratégias após a liberação das promoções. A Vivo, por sua vez, disse que lançou promoções que obedecem as normas impostas pela agência.