O que muitos filmes de ficção científica já transmitiram, parece começar a preocupar alguns cientistas e filósofos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. De acordo com os cientistas, a pergunta; Será que um dia os computadores irão dominar o mundo? Merece certa atenção; para tanto, no último domingo, 25 de novembro, anunciaram a criação do Centro para estudo de Riscos à Existência, conforme reportou o Huffington Post.

Para o professor de filosofia de Cambridge, Huw Price, "o caso da inteligência artificial, parece ser razoável", sendo que prevê que em algum momento neste século ou até mesmo no próximo, a inteligência vai escapar das restrições biológicas e assim não seremos os mais inteligentes na Terra.

Para Prince, não existirão computadores malvados, mas sim máquinas inteligentes que poderão possuir interesse que não nos incluem e ainda alerta para que, "como não se sabe quão sérios são esses riscos, não se pode assim ter noção prévia, para tanto, esquecer a ideia é um tanto quanto perigoso", conclui.

O professor de filosofia ainda compara essa situação ao domínio do homem sobre o planeta, pois ao se espalhar para outros lugares começou a consumir para o próprio bem, sendo que o mesmo era essencial a vida de outros animais.

O Centro para estudo de Riscos à Existência foi criado por Prince, juntamente com o docente de cosmologia e astrofísica, Martin Rees e Jann Tallinn, docente de computação. Conforme a universidade, a inauguração do centro será no próximo ano.