É normal, hoje em dia, navegarmos pela internet e nos depararmos com GIFs (arquivos animados) de vídeos e filmes, seja em blogs ou em sites. A maioria deles tem por objetivo complementar algo que está sendo dito em algum texto e fazer o leitor rir. O que poucos sabem é que a criação desses arquivos não é muito difícil.

Para isso, vamos necessitar do programa Movie to Animated GIF Converter. Uma de suas vantagens é que ele não requer instalação. Ou seja, basta baixar e rodar. Para fazer o download do vídeo do YouTube você pode utilizar qualquer programa de sua preferência, contanto que o mesmo seja salvo em formato WMV ou AVI devido a requisitos de compatibilidade com o programa conversor.

Para começar, execute o Movie to Animated GIF Converter. No menu File, escolha a opção "Open movie..."

Será aberta uma janela onde você deve localizar seu vídeo no computador e abri-lo. Após fazer isso, ele será carregado para o programa.

Agora você deve arrastar o marcador até a parte em que deseja que o GIF comece. Quando conseguir posicioná-lo, clique na chave de abertura "{". É nessa parte que o seu GIF vai começar. Após fazer isso, mova o cursor até o momento final e pressione a chave de fechamento "}". Você deve tomar cuidado com a duração do seu GIF. Dependendo do tamanho e da qualidade do vídeo, a exportação pode demorar muito ou até mesmo não funcionar. Portanto, escolha intervalos não muito longos.

Após ter selecionado o início e fim de seu GIF, clique no menu Export > Export to animated GIF...

Uma janela será aberta para escolher o nome do arquivo e o local onde quer salvá-lo em seu computador. Escolha e salve.  A seguinte janela será aberta:

Em "Resize" você tem duas opções. Deixar o GIF do tamanho normal do vídeo, em 100% (no resize) ou diminuir sua resolução pela metade (50%). Escolha a que melhor se adapta ao uso que quer fazer. Deixe a caixa "Close when export is finished" marcada para fechar o programa automaticamente após realizar a exportação. Clique em OK. O programa vai trabalhar na exportação.

Pronto! Agora é só hospedar o arquivo no site de hospedagem de imagens de sua preferência e mandá-lo para seus amigos!