O vice-presidente de software móvel da Apple, Scott Forstall, irá deixar a companhia da maçã.  O executivo é considerado um dos nomes fortes da empresa, principalmente após a morte de Steve Jobs. O desligamento total de Forstall irá acontecer no próximo ano, informou o comunicado da empresa. Até lá, ele irá atuar como assessor do CEO Tim Cook.

Scott Forstall chegou a ser cogitado para substituir Steve Jobs, após sua morte em outubro do ano passado. O executivo é encarregado do sistema operacional iOS, presente nos aparelhos móveis da companhia, como o iPad e iPhone. Atualmente o iOS corresponde a 70% dos lucros da empresa. Forstall também já era considerado o sucessor natural do atual CEO, Tim Cook. Ele estava sempre presente nos eventos de revelação de novos produtos da Apple.

A demissão do ex-vice-presidente de Software iOS da Apple Scott Forstall foi motivada pela recusa do executivo em assinar uma carta se desculpando com os consumidores pelos problemas com o serviço de mapas da companhia. A informação, publicada nesta terça-feira pelo The Wall Street Journal citando pessoas próximas ao assunto, dá conta de que Forstall queria que a empresa resolvesse o problema com mapas sem pedir desculpas. 

Ele está na companhia desde o ano de 1997 e, de acordo com o comunicado da Apple, ele não será substituído e  os executivos como Ive, Bob Mansfield, Eddy Cue e Craig Federighi "irão acumular mais responsabilidades" para assumir as funções de Forstall.