De acordo com informações vindas diretamente de Brasília, o Ministro Paulo Bernardo irá nesta terça-feira, 16 de outubro, se reunir com o presidente da ANATEL, João Rezende, e os representantes das operadoras de telefonia celular, em Brasília, para assinar os termos que autorizam o uso do novo sistema 4G no Brasil.

Vale salientar que a autorização permitirá o uso de radiofreqüências nas subfaixas de 2.500 MHz a 2.690 MHz e nas subfaixas entre 451 MHz a 468 MHz. Conforme a própria ANATEL, a licitação da faixa de 450 MHz nas áreas rurais serão contempladas com os serviços de voz e dados, mais conhecidas como internet banda larga, já nas faixas de 2,5 GHz será introduzidas no país a telefonia móvel 4G, que permitirá assim uma elevação na qualidade e na velocidade de transmissão de dados.

O cronograma do edital ainda prevê que todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até o final de 2016, já as cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas com o novo sistema até 30 de abril de 2013, e as subsedes e sedes da Copa do Mundo terão o novo serviço a disposição até o final do próximo ano, ou seja, até 31 de dezembro de 2013.