O CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) realizou uma pesquisa com a finalidade de mapear coma as crianças, adolescentes  e pais estão usando a internet no Brasil. Os resultados da pesquisa, intitulada como TIC Kids Online Brasil, foi divulgada nesta terça-feira (02).

De acordo com o resultado, 70% dos jovens entre 9 e 16 anos possuem perfis em redes sociais e 68% costumam usar a internet para acessar essas mídias. Na faixa dos 9 a 10 anos, 44% do total abrange 44%. Os pré-adolescentes, com idade entre 11 e 12 anos, o percentual de usuários das redes sociais chega a 71%.

O levantamento apontou um dado bastante preocupante, a maioria das crianças costuma mentir sobre a idade nas redes sociais. O motivo para isso costuma ser a idade mínima para fazer parte de uma determinada rede social.

Os jovens estão cada vez mais conectados e mais cedo, concluiu a pesquisa. Um terço do total de entrevistados afirmam que o primeiro contato com a internet aconteceu entre os 9 e 10 anos. Dentre os que acessam a internet através de computadores chega a 36%, no entanto, 21% deles afirmam que acessam a internet através de celular.

Dos jovens entrevistados, 75% deles afirmam que sabem mais de internet que seus próprios pais. A partir dessa informação, a pesquisa mostrou que toda essa conectividade deixa os pais preocupados. Dos pais pesquisados, 10% deles afirmam que não têm nenhum controle sobre o acesso dos filhos. Apenas 38% dos pais dizem ter noção do que os filhos acessam na web.

A maior preocupação dos pais é que os filhos acabem se tornando vítima de algum crime. As preocupações são relativas também ao uso de drogas, contato com desconhecidos e que o desempenho escolar tenha baixo rendimento.

Os pais informaram que como medida protetiva aos filhos costumam acessar os históricos de navegação dos filhos. No entanto, 50% dos jovens pesquisados dizem que sabem como apagar os sites que foram acessados.