De acordo com uma pesquisa realizada pela neurobióloga Anat Arzi, o cérebro humano possui a capacidade de captar informações novas durante o sono. A pesquisa foi realizada durante três anos e Anat examinou a correlação entre o olfato, audição e a memória armazenada no cérebro.

Conforme a neurobióloga declarou a BBC Brasil que, "Esta é a primeira vez que uma pesquisa científica consegue demonstrar que o cérebro é sim capaz de aprender durante o seu repouso, ou seja, durante o sono".

Para Anat, os estudos prévios já haviam demonstrado que a capacidade de bebês aprenderem durante o sono era real e agora com o término da pesquisa, descobriu-se que o mesmo vale para os adultos.

O estudo realizado por Anat teve a colaboração do professor Noam Sobel, diretor do Laboratório do Olfato do Instituto Isralense Weizmann, que examinou as relações de 55 pessoas que foram expostas as sequências de cheiros e sons enquanto dormiam, o mesmo estudo colocou os colaboradores a uma série de testes que passava de odores agradáveis a desagradáveis, de forma sistemática e sempre antecedidos por sons que se repetiam.

Durante o estudo, os cientistas observaram que os participantes que estavam dormindo, passaram por uma aprendizagem associativa, onde Anat também relatou que as mesmas reações ocorriam na manhã seguinte, quando os colaboradores deste estudo acordavam.

Entre tanto, também foi detectado que pessoas com lesões no hipocampo, não registraram as informações. Sendo assim, Anat declarou que são necessárias mais pesquisas para examinar as diferenças entre o funcionamento dos mecanismos cerebrais de pessoas adormecidas e despertas.