A Samsung Eletronics disse nesta quinta-feira que não avaliou ainda a compra da Research In Motion, ou mesmo da licença sobre o novo sistema operacional para aparelhos móveis da fabricante.

A RIM está enfrentando uma grave crise nos negócios e, caso não surja alguma alternativa, como uma parceria, as dificuldades futuras deverão ser ainda piores. Após o anúncio de que a RIM poderia licenciar a Samsung para fazer uso do sistema operacional BlackBerry 10, as ações da RIM tiveram um aumento de 5% na última quarta-feira, dia 8.

"A RIM já perdeu a iniciativa no mercado de smartphones, e o que resta dela não parece muito atraente para empresas como a Samsung", disse Lee Sei-cheol, analista da Meritz Securities. "Caso eles detenham uma carteira generosa de patentes, esse pode ser o ativo mais atraente para potenciais compradores".

A especulação de que a Samsung poderia se interessar em adquirir a licença sobre o sistema BlackBerry girou pelo fato que ela é conhecida por produzir aparelhos para múltiplas plataformas. A companhia coreana é maior vendedora de aparelhos equipados com o sistema operacional do Google, para tanto produz também aparelhos com o Microsoft  Windows e também com seu software próprio.