A Samsung Eletronics disse nesta quinta-feira que não avaliou ainda a compra da Research In Motion, ou mesmo da licença sobre o novo sistema operacional para aparelhos móveis da fabricante.
A RIM está enfrentando uma grave crise nos negócios e, caso não surja alguma alternativa, como uma parceria, as dificuldades futuras deverão ser ainda piores. Após o anúncio de que a RIM poderia licenciar a Samsung para fazer uso do sistema operacional BlackBerry 10, as ações da RIM tiveram um aumento de 5% na última quarta-feira, dia 8.
"A RIM já perdeu a iniciativa no mercado de smartphones, e o que resta dela não parece muito atraente para empresas como a Samsung", disse Lee Sei-cheol, analista da Meritz Securities. "Caso eles detenham uma carteira generosa de patentes, esse pode ser o ativo mais atraente para potenciais compradores". Leia em destaque: Tá pensando em viajar? A grana tá curta? Veja essa dica.
A especulação de que a Samsung poderia se interessar em adquirir a licença sobre o sistema BlackBerry girou pelo fato que ela é conhecida por produzir aparelhos para múltiplas plataformas. A companhia coreana é maior vendedora de aparelhos equipados com o sistema operacional do Google, para tanto produz também aparelhos com o Microsoft Windows e também com seu software próprio.
Recomendações do editor:
- Sony não venderá mais smartphones baratos na América Latina
- Aumento nas vendas não diminui crise na BlackBerry
- Dell culpa a adoção do novo sistema operacional da Microsoft como uma das causas de sua crise financeira
- Prédio da Sony em Nova York é vendido para grupo por US$ 1,1 bilhão
- Research in Motion sofre sua pior crise financeira