Nesta quarta-feira a operadora Vivo, juntamente com a PayPal, lançou um serviço de pagamento através do celular que pode ser realizado através de qualquer aparelho GSM que tenha a linha da companhia telefônica.

O novo serviço permite que os usuários realizem pagamentos mesmo não estando conectados a Internet. Através do serviço os dados são direcionados como uma chamada de voz através da tecnologia USSD.

Esse envio e recebimento de pagamento conta com uma tarifa, assim, o prestador ou vendedor precisa pagar uma taxa de 5,4% a 6,4% sobre o valor do produto da transação. O cliente também terá que pagar a Vivo uma taxa de R$ 1, que será retirado dos seus créditos no pré-pago ou mesmo será incluído na conta do pós-pago.

O pagamento só será efetuado se o cliente e o vendedor tiverem em mãos um cartão de crédito e um cadastro no PayPal. O cliente pode efetuar seu cadastro através de um celular Vivo ligando para o número  *777#, ou mesmo no site do PayPal.

A Vivo disse que o serviço é bastante seguro, já que os dados trafegam como se fosse uma chamada de voz habitual. O PayPal também conta com medidas de proteção.

Como foi percebido, esse novo serviço não anda de acordo com as tecnologias atuais, para tanto, de acordo com a Vivo, a intenção é que o serviço, por funcionar em qualquer aparelho GSM, consiga atingir uma grande quantidade de usuários.