De acordo com dados divulgados em um relatório feito público pela SEC (Securities and Exchange Comission, equivalente à brasileira Comissão de Valores Mobiliários), pelo próprio Facebook , mais de um a cada 12 perfis da rede social são potencialmente falsos, assim, 83 milhões de contas de usuários podem estar usando nomes fictícios e não pertencerem a uma pessoa "real". Isso significa que, das 955 milhões de contas na rede social, 8,7% são consideras falsas.

A companhia esclarece que 28% dos perfis falsos tratam-se de "contas mal classificadas", como de animais de estimação e empresas, na qual deveriam ter ganho uma página e não um perfil. A rede social de Mark Zuckerberg também acredita que 55% dos perfis falsos sejam recorrentes de perfis extras, isto é, um segundo perfil de uma mesma pessoa. O restante, cerca de 1,5 milhão, seria sim, de perfis propriamente falsos que fazem uso do Facebook para enviar propagandas ou mesmo aplicar golpes.

"Acreditamos que o número de contas falsas em mercados desenvolvidos como EUA e Austrália sejam significantemente mais baixo que em mercados em desenvolvimento, como Indonésia e Turquia", diz o relatório. "Contudo, essas estimativas se baseiam em análise interna de uma limitada amostra de perfis, verificando nomes que parecem ser inverídicos ou outros comportamentos que parecem ilegítimos."